Central Park de Nova Iorque vai ser coberto com tecidos amarelos

O projecto "As Portas, Central Park, Nova Iorque, 1979 a 2005", terá uma instalação de 7500 "portas" de 4,9 metros de altura, de onde caem, de forma individual, tecidos de um material sintéctico de amarelo açafrão.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

O projecto "As Portas, Central Park, Nova Iorque, 1979 a 2005", terá uma instalação de 7500 "portas" de 4,9 metros de altura, de onde caem, de forma individual, tecidos de um material sintéctico de amarelo açafrão.

Christo Javacheff e Jeanne-Claude de Guillebon são conhecidos por terem coberto o edifício do Parlamento alemão, a Pont Neuf de Paris, uma parte da costa australiana e por terem penduraram uma cortina de 12.780 metros quadrados numa montanha no estado de Colorado, nos Estados Unidos.

O artista norte-americano de origem búlgara e a sua mulher e colaboradora estão desde 1981 à espera da aprovação do projecto, mas encaram esta demora como parte do processo e da obra de arte em si mesma.

"Prevejo que mesmo que gostem ou não deste projecto temporário, os nova-iorquinos vão certamente tornar 'As Portas' num tema de conversa popular", disse o presidente da Câmara de Nova Iorque, Michael Bloomberg, em conferência de imprensa.

O projecto será inteiramente pago pelos artistas que também pagarão três milhões de dólares para usar o parque da cidade. Christo disse que Nova Iorque o inspirava por "provavelmente ser o sítio mais caminhável de todo o mundo".

"Quem caminhar por debaixo d'As Portas vai entendê-las como um tecto dourado que cria sombras quentes. Vistas dos edifícios que rodeiam o Central Park, as portas assemelham-se a um rio dourado que aparece e desaparece por entre as árvores", acrescentou.

O projecto "As Portas, Central Park, Nova Iorque, 1979 a 2005" estará no Central Park apenas duas semanas, em Fevereiro de 2005.