Apple exclui casal de lésbicas de anúncio do Dia da Mãe

Versão cortada do vídeo foi exibida em países com leis progressistas como França, Alemanha e Itália.

Foto
A fotografia que a Apple removeu numa segunda versão do seu anúncio Vanessa Roy

A política social da Apple está a ser questionada por publicações LGBT como a britânica Pink News, depois de a empresa ter removido imagens de uma família constituída por duas mães e dois bebés de uma campanha publicitária alusiva ao Dia da Mãe. O anúncio em causa, um filme de 30 segundos, foi elaborado a partir de fotografias de utilizadoras tiradas com o iPhone e cedidas à Apple.

Existem duas versões do vídeo. No que foi difundida nos EUA, Canadá, Austrália e México, surgem Melanie e Vanessa Roy, um casal do estado norte-americano da Carolina do Norte, com os seus filhos – Jax Izzo, um menino, e Ero Kix, uma menina. Os quatro aparecem juntos e sorridentes, deitados numa cama.

Porém, na versão do anúncio da Apple transmitida na Alemanha, França, Itália, Turquia, Japão e Coreia do Sul, surge uma fotografia apenas com Melanie Roy e Ero Kix. Vanessa e Jax Izzo são excluídas, não sendo possível perceber que se trata de uma família composta por duas mães.

Na rede social Instagram, onde Melanie e Vanessa somam mais de 200 mil seguidores, o casal costuma partilhar imagens da família.

A opção da Apple causa estranheza, uma vez que França reconhece o casamento entre pessoas do mesmo sexo, enquanto Alemanha e Itália permitem uniões civis. Além disso, o actual CEO da Apple, Tim Cook, que em 2014 declarou num artigo para a Bloomberg Business que é homossexual, tem sido um destacado activista dos direitos LGBT e levou a sua empresa a assumir publicamente uma posição favorável ao casamento de pessoas do mesmo sexo.

“Sou orgulhosamente gay, e considero ser gay como um dos mais extraordinários dons que Deus me deu”, escreveu na altura Cook, cujo activismo tem sido elogiado por oposição ao relativo distanciamento do seu antecessor, Steve Jobs, em relação a causas sociais.

Até ao momento, não existe qualquer esclarecimento por parte da Apple. 

Sugerir correcção
Ler 1 comentários