Veleiro da holandesa de 16 anos foi escoltado até sair de águas portuguesas

Foto
Laura Dekker deverá concluir a sua viagem solitária de circum-navegação antes de completar 17 anos Foto: Carlos Manuel Martins/arquivo

A imprensa internacional chegou a dar como certa a partida da jovem holandesa de Portugal, mas a velejadora acabou por optar por largar ferro de Gibraltar, ontem, alegadamente para evitar problemas com as autoridades portuguesas.

O comandante do porto de Portimão, Cruz Martins, referiu que o veleiro “Guppy” largou de Portimão na passada quarta-feira às 09h40 com três pessoas a bordo, local onde já não regressaram. A Polícia Marítima não só fiscalizou a embarcação como a acompanhou até à saída de águas territoriais portuguesas, a 12 milhas da costa, para se certificar que a menor não estava sozinha.

Segundo Cruz Martins, o “skipper” do veleiro foi identificado como sendo o pai da menor, devidamente habilitado para navegar uma embarcação daquele género, ao contrário de Laura, que não estava. Segundo a Marinha, a adolescente, que já tinha sido fiscalizada pela Polícia Marítima, não dispunha de nenhuma documentação que a habilitasse a conduzir sozinha uma embarcação com aquelas características. “À luz da legislação portuguesa, a jovem não dispunha das condições necessárias para sair do porto de Portimão”, sublinhou a Marinha em comunicado.

Laura e o seu pai, Dick Dekker, chegaram a Portimão no dia 14, tendo dois dias depois sido fiscalizados pela Polícia Marítima que identificou Dick Dekker como o “skipper” da embarcação. No dia 17 de Agosto, o pai e a jovem dirigiram-se à Capitania do Porto de Portimão e perguntaram se havia algum problema, tendo-lhes sido transmitido que Laura não estava habilitada para conduzir sozinha aquela embarcação.

No dia em que saiu daquele porto algarvio, os tripulantes do “Guppy” disseram aos agentes da Polícia Marítima que iam testar os equipamentos do veleiro, não sabendo qual a duração da viagem, nem se iriam regressar a Portimão.

Nesse mesmo dia, Laura, o pai e o seu agente acabariam por largar do Algarve rumo a Gibraltar, local escolhido para a adolescente se lançar na aventura de dar a volta ao mundo sozinha num veleiro. Laura Dekker deverá concluir a sua viagem antes de completar 17 anos, no dia 20 de Setembro de 2012, para assim se tornar a mais jovem velejadora a fazer uma viagem solitária de circum-navegação.