Risco muito elevado de incêndio em sete concelhos

Bragança e Vila Real sob aviso amarelo devido a tempo quente e risco extremo de exposição a radiação ultravioleta na ilha do Porto Santo.

Foto
Sobre o dispositivo especial de combate a incêndios, a Liga diz que os bombeiros poderão não ter condições Nelson Garrido

Sete concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Castelo Branco e Guarda apresentam nesta sexta-feira risco muito elevado de incêndio, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na sua página da Internet. A maior parte do país apresenta também níveis muito altos de exposição à radiação ultravioleta.

De acordo com o IPMA, em risco muito elevado de incêndio estão os concelhos de Monchique (Faro), Mação e Sardoal (Santarém), Vila de Rei, Proença-a-Nova e Oleiros (Castelo Branco) e Sabugal (Guarda). O IPMA colocou também vários concelhos de Faro, Évora, Beja, Portalegre, Castelo Branco, Santarém, Guarda, Viseu, Vila Real e Bragança no escalão de risco elevado de incêndio.

O risco de incêndio engloba cinco níveis, entre reduzido e máximo. A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) registou na quinta-feira 33 incêndios, combatidos por 866 bombeiros.

O IPMA alerta ainda para o facto de a ilha do Porto Santo apresentar nesta sexta-feira um risco extremo de exposição à radiação ultravioleta, enquanto o resto do país está com níveis muito altos, à excepção de Santa Cruz das Flores e Horta, Açores, que estão com níveis moderados. Neste caso, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol e protector solar. Para as regiões com níveis extremos, este instituto aconselha que se evite o mais possível a exposição ao sol. Para as zonas com níveis elevados, é indicado o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protector solar. A exposição das crianças ao sol deve ser evitada.

De acordo com o IPMA, a radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde se o nível exceder os limites de segurança. O índice desta radiação apresenta cinco níveis, entre o baixo e o extremo, sendo o máximo o onze.

Ainda segundo o IPMA, os distritos de Bragança e Vila Real estão sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de tempo quente. Estes dois distritos vão estar sob este aviso por causa da persistência de valores elevados das temperaturas máximas, entre as 10h desta sexta-feira e as 18h de domingo. O aviso amarelo é emitido pelo IPMA quando existem situações de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.

Previsão do tempo
O IPMA prevê para esta sexta-feira no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral oeste e no interior das regiões centro e sul até meio da manhã, e nebulosidade que poderá persistir ao longo do dia na faixa costeira entre os cabos Raso e Mondego.

Durante a tarde, prevê-se um aumento temporário de nebulosidade nas regiões do interior norte e centro, com condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoada nas zonas montanhosas. A previsão aponta também para vento em geral fraco do quadrante norte, soprando moderado em especial durante a tarde, de noroeste no litoral oeste e de sudoeste na costa sul do Algarve, neblina ou nevoeiro matinal e pequena subida da temperatura máxima.

Nos Açores, prevê-se períodos de céu muito nublado, por vezes com abertas, períodos de chuva passando a aguaceiros e vento noroeste moderado a forte. Para a Madeira, prevê-se períodos de céu muito nublado, aguaceiros fracos, mais prováveis nas vertentes norte e vento fraco a moderado do quadrante norte.

Quanto às temperaturas, em Lisboa e em Faro prevê-se uma máxima de 26 graus Celsius, em Bragança, 32º em Évora e Beja, 31º em Vila Real e Portalegre, 33º em Castelo Branco, 29º em Braga e Viseu, 25º no Porto, em Leiria e Ponta Delgada, 24º no Funchal e em Angra do Heroísmo, e 23º em Santa Cruz das Flores.

Sugerir correcção
Comentar