Protecção Civil avisa que tempo vai piorar nos próximos dois dias

Chuva, vento forte e trovoada vão afectar sobretudo as zonas do Minho e Douro Litoral, mas o mau tempo chega ao Algarve na quinta-feira.

Foto
Há quatro distritos sob aviso laranja devido à forte precipitação

A partir do final do dia desta quarta-feira e durante as próximas 48 horas, a Protecção Civil recomenda cuidados especiais devido à previsão do agravamento do estado do tempo, com chuva e vento forte, trovoada e agitação marítima.

Segundo uma nota da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), as zonas mais afectadas deverão ser as do Minho e Douro Litoral, durante a madrugada e manhã de quinta-feira, e novamente a partir da noite de quinta-feira até à madrugada de sexta-feira. Ao longo do dia de amanhã, o mau tempo desce para sul e deverá chegar ao Algarve.

Devido à previsão de chuva forte, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto e Aveiro estão sob aviso laranja do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Estão previstos períodos de chuva por vezes forte com condições para a ocorrência de trovoada. O vento de sudoeste será por vezes forte, até 70 km/hora no litoral oeste, e até 90 km/hora nas terras altas do Norte e Centro, a partir do fim do dia desta quinta-feira e até ao início da manhã de sexta-feira.

A ANPC alerta ainda para a previsão de agitação marítima intensa na costa ocidental, com ondas de noroeste entre quatro e cinco metros, até ao final da tarde desta quarta-feira e novamente a partir do início de sexta-feira até domingo.

Estas condições são propícias à formação de lençóis de água nas estradas, inundações e cheias rápidas em meio urbano, danos em estruturas e quedas de árvores. Para minimizar o impacto, a Protecção Civil recomenda que se tomem medidas, “em particular nas zonas historicamente mais vulneráveis”.

É recomendado que seja garantida a limpeza dos sistemas de escoamento de águas pluviais. Aos condutores sugere-se uma condução defensiva com especial cuidado com os lençóis de água e na circulação junto à orla costeira e a zonas ribeirinhas. A Protecção Civil desaconselha a prática de actividades relacionadas com o mar, como pesca desportiva, bem como o estacionamento de veículos na orla marítima.

Sugerir correcção
Comentar