Mais crianças pediram ajuda a linha SOS preocupadas com situação financeira dos pais

Dados do Instituto de Apoio à Criança relativos a 2012, revelam que houve um aumento do pedido de ajuda em relação a 2011.

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Em 2012, 311 crianças pediram apoio ao IAC Rui Gaudêncio

Segundo dados estatísticos do IAC relativos a 2012, dos mais de 2.700 telefonemas feitos para a Linha SOS Crianças, 311 (11%) foram feitos por crianças que ligaram a pedir apoio, a maioria por causa da situação socio-económica dos pais.

“As crianças desenvolveram assim quase como que a ideia de um síndrome de um mundo mau e começaram a ficar preocupadas com medo que os pais pudessem perder o emprego e ligaram mais com esse tipo de preocupação”, explicou o secretário-geral do IAC.

De acordo com Manuel Coutinho, comparativamente com os anos anteriores, esta “foi a preocupação que mais surgiu”, sublinhando que a Linha SOS Criança serviu como uma “almofada psicoemocional”. “Certamente que há uma correlação positiva entre a abertura dos jornais e as preocupações que as crianças nos vão manifestando, até porque muitas delas viviam numa situação socio-económica melhor e hoje estão um bocadinho mais privadas e isto fá-las perceber que algo está a acontecer, nomeadamente no campo das restrições”, adiantou.

Nestes casos, explicou o psicólogo clínico, a solução passa por “ouvir com muita tranquilidade (...),de maneira a que a criança por ela consiga perceber e intuir que há caminho para andar”.

Manuel Coutinho acrescentou que estes casos acontecem mais entre as crianças com idade entre os 10 e os 12 anos porque “têm alguma percepção, mas não têm conhecimento total” e não gostam de partilhar as suas angústias com os pais.

Os telefonemas não foram todos feitos por crianças, e houve também 2.283 chamadas feitas por adultos. Do total de chamadas, houve 345 por causa de crianças em perigo, 300 por situações de negligência, 256 por maus tratos físicos, 151 por maus tratos psicológicos, 65 por abusos sexuais, entre outros.

Do total de 2.760 chamadas, a Linha SOS Criança teve de dar encaminhamento específico a 608 situações.

A maior parte dos contactos foi feito de Lisboa (538), seguido do Porto (181) e de Setúbal, enquanto a maior parte das ocorrências foi registada em Lisboa (626), Setúbal (605) e Porto (219). A maior parte dos contactos foi feita à terça-feira (574), no mês de Maio (297) e a maioria das chamadas (677) durou até meia hora.

A Linha SOS Criança foi criada em 1988 e até hoje já recebeu mais de 120 mil apelos.