PSD contra visita de Seguro à Câmara de Valongo

Ex-presidente diz que o município está a ser “instrumentalizado” na disputa interna do PS.

O vereador do PSD na Câmara de Valongo João Paulo Baltazar considera “absolutamente inconcebível” que o município do qual já foi presidente esteja a ser “instrumentalizado na disputa interna do PS para a escolha do futuro candidato a primeiro-ministro”.

“Não posso aceitar que o presidente da Câmara de Valongo esteja a envolver o município numa campanha interna”, criticou o vereador social-democrata, acusando o socialista José Manuel Ribeiro de estar a “colocar a sua carreira político-partidária à frente dos interesses do município”.

Em campanha para as primárias, António José Seguro foi ontem recebido na Câmara de Valongo, visitou depois o concelho e almoçou no Centro Social de Ermesinde. Ermesinde foi a freguesia onde há um mês António Costa foi vaiado e apupado por apoiantes de Seguro no final da Comissão Nacional do PS, que rejeitou a realização e directas, como defendida o seu adversário na corrida às primárias, e de um congresso extraordinário electivo.

O convite à vereação e aos membros da assembleia municipal para participar na recepção a António José Seguro chegou terça-feira ao final da tarde através de um e-mail enviado pela chefe de gabinete do presidente da autarquia, que anunciava o programa da visita do secretário-geral do PS e Conselheiro de Estado.

O ex-presidente da Câmara de Valongo lamenta os termos em que o convite foi feito porque – frisa – "Seguro não foi a Valongo na qualidade de conselheiro de Estado, mas sim qualidade de secretário-geral do PS”.

Afirmando que a visita de um conselheiro de Estado “é programada com outra dignidade e não comunicada em cima da hora”, Baltazar adverte que “ser presidente da câmara é representar todos os valonguenses e estar a envolver todos os valonguenses nesta promoção de fim de estação é absolutamente inconcebível”.

“Os partidos têm que estar ao serviço das populações e não é as populações que têm de estar ao serviço dos partidos. Esta inversão à qual António José Seguro fica associado, não dignifica em nada a classe política”, declarou ainda o autarca e membro da comissão política de Valongo do PSD.

Questionado pelo PÚBLICO sobre a questão da instrumentalização da câmara na disputa das primárias, o vereador responde com uma pergunta: “Seguro veio a Valongo resolver algum problema do concelho?”

Sugerir correcção
Comentar