Poiares Maduro recebido com protestos e Grândola em Macedo de Cavaleiros

Ministro diz desconhecer “dúvidas” da troika sobre metas orçamentais.

Foto
O ministro quer passar uma ideia de informalidade e envolver os cidadãos na discussão do futuro da RTP Miguel Manso

O ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional foi recebido neste sábado com uma manifestação em Macedo de Cavaleiros. Miguel Poiares Maduro não comentou as razões do protesto e disse desconhecer dúvidas da troika quanto à capacidade do Governo cumprir o corte de 4 mil milhões de euros nas funções dos Estado.

“Não tenho qualquer indicação. Não estamos sequer no âmbito de uma visita política no quadro da troika”, afirmou Poiares Maduro. O ministro recusou comentar as “informações hoje veiculadas ou quaisquer considerações relativamente ao que certas fontes terão dito sobre uma visita técnica da troika a Portugal”.

O ministro-adjunto lembrou que “a sétima avaliação está terminada e foi concluída com sucesso”. “É claro que os portugueses têm consciência de que este Governo sempre cumpriu com tudo o que se comprometeu no âmbito do programa de assistência e sempre demonstrou enorme coragem política para fazer o que é necessário para o país”, afirmou.

Poiares Maduro tinha à sua espera em Macedo de Cavaleiros uma manifestação em defesa da manutenção do helicóptero do INEM nesta localidade. À entrada da Feira de S. Pedro, inaugurada pelo governante, os manifestantes vaiaram o ministro, cantaram-lhe a Grândola, Vila Morena e gritaram palavras de ordem alusivas aos motivos do protesto.

Poiares Maduro escusou-se a falar aos jornalistas sobre a retirada do helicóptero de Macedo de Cavaleiros, argumentando que não se pronunciava sobre decisões de colegas de Governo.

Relativamente ao acordo estabelecido esta semana entre os sindicatos de professores e o Ministério da Educação, o ministro-adjunto assegurou que “não há qualquer regime de excepção para os docentes” pois mesmo antes da greve já estava definido que os professores não seriam colocados em mobilidade especial.

“A própria mobilidade entre escolas iria permitir evitar qualquer problema desse tipo”, disse. Poiares Maduro considerou ainda que “é um pouco irónico que se critique num dia o Governo por mostrar um certo autismo ou incapacidade de conseguir consenso com os parceiros sociais e noutro dia, depois de o Governo ter feito um acordo com parceiros sociais, isso ser visto como sinal de fragilidade”.

Sugerir correcção
Comentar