Luís Amado será vice-presidente da comissão preparatória da cimeira da CPLP

Ex-ministro socialista dos Negócios Estrangeiros nomeado pelo Governo de Timor-Leste.

Foto
Portugal e a Madeira estão perante "uma tempestade terrível", diz Luís Amado Enric Vives-Rubio

O ex-chefe da diplomacia portuguesa Luís Amado foi nomeado pelo Governo de Timor-Leste como vice-presidente da comissão preparatória da cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), anunciou o presidente daquela missão, esta quinta-feira.

"Luís Amado é o vice-presidente da comissão de preparação da cimeira da CPLP, nomeado pelo Conselho de Ministros", afirmou Francisco Guterres, antigo presidente do Parlamento timorense.

Timor-Leste vai assumir este ano pela primeira vez a presidência rotativa da CPLP, durante a cimeira de chefes de Estado e de Governo, que se vai realizar em Díli entre 20 e 25 de Julho.

"É uma pessoa com muita experiência e Timor-Leste vê nele uma pessoa capaz de contribuir", continuou Francisco Guterres, salientando que será dado ao antigo ministro português todo o apoio.

No âmbito da organização da cimeira da CPLP, Luís Amado profere sexta-feira no Ministério dos Negócios Estrangeiros em Díli uma conferência subordinada ao tema "CPLP no contexto internacional: Desafios e Oportunidades".

A comissão preparatória da cimeira da CPLP tem como objectivo produzir toda a documentação que será debatida durante a reunião dos chefes de Estado e de Governo e inclui elementos de todos os estados-membros da organização.

Sugerir correcção
Comentar