Ferreira Leite acusa Sócrates de representar e de nem consigo próprio falar verdade

Foto
Ferreira Leite esteve campanha em Almada PÚBLICO (arquivo)

A presidente do PSD, Manuela Ferreira Leite, acusou hoje o primeiro-ministro e secretário-geral do PS, José Sócrates, de ter estado a representar durante a entrevista de terça-feira à RTP e de nem consigo próprio falar verdade.

Durante uma acção de rua no centro de Almada, Manuela Ferreira Leite falou aos jornalistas e foi questionada sobre o reconhecimento por parte de José Sócrates, na entrevista à RTP, de que nem tudo correu bem no relacionamento do Governo com os professores e com a promessa de tudo fazer para corrigir essa situação.

“Eu não sei quais foram as pessoas que acreditaram que o engenheiro Sócrates não estava a representar. Acho que foi um número de representação”, respondeu a presidente do PSD.

“Não sei se foi conseguido ou não, mas julgo que os portugueses estão conscientes de que ninguém se transforma de uma hora para a outra. E eu acho que aquilo que falta efectivamente é falar verdade às pessoas”, acrescentou.

Manuela Ferreira Leite rematou dizendo que “provavelmente o engenheiro Sócrates, neste momento, não fala verdade nem com ele próprio, porque provavelmente senão não teria dito isso que disse”.

Depois de ter sido questionada sobre as críticas de José Sócrates à utilização da palavra “verdade” na campanha do PSD, as declarações de Manuela Ferreira Leite aos jornalistas foram interrompidas por gritos de “JSD, JSD” por parte da comitiva que a acompanhava pelas ruas de Almada.

Na entrevista à RTP, o primeiro-ministro e secretário-geral do PS considerou que a presidente do PSD, ao utilizar na sua campanha a palavra “verdade”, sugere que os seus adversários não falam verdade aos portugueses.

Enquanto os jovens sociais-democratas gritavam “JSD, JSD”, Manuela Ferreira Leite contrapôs: “Nunca disse que os outros partidos não estão a dizer a verdade, digo que nós dizemos a verdade e que nos vamos manter a dizer a verdade”.

Em seguida, não foi possível fazer mais perguntas à presidente do PSD.

Antes, Manuela Ferreira Leite teve ainda tempo para contestar que o seu partido esteja agora mais à direita do que nunca em termos ideológicos, como sustentou José Sócrates.

“O PSD rege-se por princípios e por valores pelos quais toda a vida se regeu. O PSD está identificado com os problemas das pessoas e é na resolução desses problemas concretas que o PSD está empenhado”, afirmou.

“Eu não tenciono alterar em nada o meu comportamento, a minha defesa dos princípios e dos valores e a forma como entendem que eles devem ser resolvidos, em verdade e de acordo com os problemas que as pessoas têm e sentem. Enquanto isso não for feito, qualquer político está a agir de forma incorrecta”, concluiu.

Sugerir correcção
Comentar