Adversário de Seguro poderá impugnar eleições do PS

Aires Pedro alega ter havido irregularidades nas directas da semana passada.

Foto
Socialistas querem mecanismos de protecção para os devedores Enric Vives-Rubio

O militante socialista madeirense Aires Pedro, que foi o único adversário do secretário-geral António José Seguro nas directas do partido que se realizaram na passada semana, está a ponderar impugnar as eleições internas alegando irregularidades no processo.

Em informação enviada à agência Lusa, Aires Pedro protesta pelo facto da Comissão Organizadora do Congresso (COC), apesar de ter insistido, ainda não ter respondido à sua solicitação para ter “acesso imediato aos dados eleitorais para os devidos efeitos estatutários e regulamentares”.

“Atendendo também, que no dia das eleições (13 de abril) apresentei à COC algumas reclamações relacionadas com eventuais irregularidades de tal acto eleitoral, sem que até agora tenha recebido qualquer resposta sobre as mesmas, pondero assim a séria probabilidade de vir oportunamente a impugnar o mencionado ato eleitoral para o secretário-geral do PS, quer perante a Comissão Nacional de Jurisdição, quer posteriormente junto do Tribunal Constitucional”, declara o militante socialista.

Segundo dados oficiais divulgados a 14 de abril pelo PS, António José Seguro foi reeleito secretário-geral do PS com 96,53 por cento, correspondente a 24.843 votos, contra 3,46 por cento do militante socialista Aires Pedro, que obteve 892 votos.

“Até à presente data e não obstante os vários telefonemas e requerimento enviado desde o dia 15 ao presidente da COC solicitando o imediato acesso aos dados eleitorais, eis que até data de hoje nenhum dos dados então solicitados recebemos”, afirma Aires Pedro.

O militante socialista menciona que “a justificação” dada foi que “tais dados ainda não foram validados pela COC”, mas aponta que os mesmos estão “há muito publicados no sítio do PS na internet”.

“Não admito nem admitirei que me sejam sonegados tais dados”, sublinha Aires Pedro, argumentando que “há momentos para dialogar, mas também há momentos para exigir a democracia interna dos partidos”. Por mim, o momento de exigir, recomeça hoje”, declarou.

Aires Pedro é um militante do PS madeirense, com o número 33.664 pela secção de Ponta do Sol (zona oeste da ilha Madeira), e é o principal subscritor da moção “Refundar o PS pelo futuro de Portugal” que leva ao XIX Congresso Nacional dos socialistas que está marcado entre 26 e 28 deste mês.
Sugerir correcção
Comentar