Cavaco Silva realça “inteligência brilhante” de Veiga Simão

Foto
Cavaco destaca "espírito reformista e inconformado" do último ministro da Educação do Estado Novo Daniel Rocha

O Presidente da República, Cavaco Silva, realçou a "inteligência brilhante" do antigo ministro da Educação e da Defesa Veiga Simão, que morreu neste sábado aos 85 anos.

Cavaco enviou uma mensagem de "sentidas condolências" à família de José Veiga Simão na qual realça a "inteligência brilhante" do antigo ministro, e ainda a "forma lúcida e clarividente" com que pautou a sua intervenção na vida pública portuguesa "ao longo de décadas".

Na mensagem divulgada na página oficial da Presidência da República, destaca também as "qualidades intelectuais de excepção" e o "espírito reformista e inconformado" do último ministro da Educação do Estado Novo.

"Constitui um exemplo de serviço à causa pública e de patriotismo cívico, que deve servir de modelo e inspiração para todos os Portugueses", acrescenta o Presidente.

Veiga Simão, que morreu neste sábado num hospital em Lisboa, foi o último ministro da Educação antes do 25 de Abril, tendo lançado uma profunda reforma no ensino que ficou conhecida como a "reforma Veiga Simão".

Depois da revolução foi deputado socialista pela Guarda, ministro da Energia (1983-1985) no Governo de Mário Soares e da Defesa Nacional (1997-1999) quando era primeiro-ministro António Guterres.

O velório realiza-se na igreja Santa Joana Princesa, em Lisboa, a partir das 18h deste sábado, e o funeral no domingo no cemitério do Alto de São João.

Sugerir correcção
Comentar