Oitenta e sete mortos durante eleições nas Filipinas

Foto
A violência eleitoral uniu-se ao mau tempo, com intensas chuvadas e deslizamento de terras, que provocaram a suspensão do escrutínio em 457 conselhos eleitorais Jay Directo/AFP

O militar indicou que, apesar destes números, os comícios políticos que antecederam o escrutínio foram "no geral, pacíficos, com apenas alguns incidentes isolados que se podem atribuir à rivalidade política e à presença de grupos armados". Nas eleições parlamentares do ano passado registaram-se 116 vítimas mortais.

As forças de segurança das Filipinas estavam de alerta e tinham posto em acção numerosos agentes para evitar actos de violência e permitir que o escrutínio decorresse com tranquilidade. Mais de 37 milhões de filipinos vão hoje às urnas para eleger o Conselho Administrativo de 41.945 conselhos eleitorais.

As funções destes conselhos incluem a manutenção da ordem pública, o auxílio às vítimas de catástrofes, a resolução de problemas de ordem burocrática e a resolução de disputas entre vizinhos.

A violência eleitoral uniu-se ao mau tempo, com intensas chuvadas e deslizamento de terras, que provocaram a suspensão do escrutínio em 457 conselhos eleitorais.

Sugerir correcção
Comentar