Exército israelita volta a entrar em Belém

Foto
As forças israelitas voltam a entrar em Belém, 15 dias depois do fim da ocupação Cris Bouroncle/EPA

Estas testemunhas não souberam precisar se no interior da casa de Mohammad Shehade estavam pessoas ou se o local estava desocupado, refere a AFP.

Pouco antes, várias unidades israelitas, apoiadas por helicópteros, penetraram no sector autónomo de Belém, entrando pela parte Leste da cidade e pelo sector de Beit Jala, localidade palestiniana situada nas imediações.

A Reuters noticia que as forças israelitas dispararam várias rajadas de tiros, ao mesmo tempo que realizavam várias buscas nas casas situadas junto à Praça da Manjedoura, frente à Basílica da Natividade.

Esta é a primeira vez que as forças israelitas entram em Belém desde o fim do cerco à Basílica da Natividade, no passado dia 10. Durante mais de um mês cerca de cem pessoas, entre as quais alguns militantes armados, permaneceram no interior da Igreja, cercados pelas forças israelitas. O cerco terminou depois de demoradas negociações, no final da quais foi acordada a expulsão de 13 militantes palestinianos e a detenção de outros 26 numa prisão da Faixa de Gaza.

O Exército não quis comentar, para já, estas informações.

Apesar de ter retirado as suas forças das principais cidades palestinianas, as forças hebraicas continuam a efectuar breves incursões contra vários sectores palestinianos, em operações destinadas a capturar militantes palestinianos ou destruir alegadas células terroristas.

Sugerir correcção
Comentar