Locomotiva vai dinamizar o centro histórico do Porto até Junho

Projecto cultural tem o apoio de fundos comunitários e vai ser lançado na próxima segunda-feira.

Foto

O centro histórico do Porto é, de novo, o território escolhido para o desenvolvimento de um projecto cultural que vai envolver vários agentes e manifestar-se durante seis meses, a partir de um epicentro: os armazéns da Refer na Estação de S. Bento, voltados para a Rua da Madeira. É o retomar de um projecto sob a alçada da empresa municipal Porto Lazer que chegou a ver recusada a candidatura a fundos comunitários, por se ter considerado que a ideia estava pouco amadurecida. Agora, a Locomotiva vai chegar à cidade.

Inicialmente, previa-se que o projecto cultural de dinamização do centro histórico teria a duração de dois anos e implicaria um investimento na ordem dos 1,2 milhões de euros, mas aquele que irá ser apresentado na próxima segunda-feira é um pouco mais modesto. Está previsto que dure até Junho de 2015 e os valores envolvidos só devem ser conhecidos na segunda-feira, apesar de se saber já que o projecto “é co-financiado pelo programa ‘ON.2 – O Novo Norte’”, conforme se lê no portal de notícias da autarquia.

O novo “projecto cultural de dinamização do centro histórico” é também desenvolvido em parceria com a Refer e deverá contribuir para a reabilitação da Rua da Madeira – pedida há muito por comerciantes locais e agentes políticos da cidade, incomodados com a falta de limpeza e de tratamento da via lateral à Estação de S. Bento.

São os armazéns desactivados da Refer que serão “a zona-chave de um programa de arte urbana” que será desenvolvido no âmbito deste projecto e que pretende contribuir para “colocar o Porto na rota das cidades” que vale a pena visitar, por causa deste tipo de intervenção artística, diz ao PÚBLICO fonte da autarquia. Para o mesmo local estão também previstas duas grandes exposições, além de residências artísticas.

O centro histórico vai também ser alvo de “intervenções efémeras” e irá decorrer, durante os próximos seis meses, “um programa de voluntariado destinado ao centro histórico, em parceria com a Fundação da Juventude”, explica a mesma fonte.

Além da câmara, através da Porto Lazer, da Refer, e da Fundação da Juventude, o projecto Locomotiva vai contar ainda com várias instituições da cidade com o objectivo comum de “fazer a paragem em todas as estações e apeadeiros transversais do Porto criativo, dinâmico e ambicioso que existe no Centro Histórico”, lê-se no portal de notícias da autarquia. É, por isso, preciso esperar para ver o que irão fazer instituições como o ACE/Teatro do Bolhão, o Balleteatro, o Teatro de Marionetas do Porto, a companhia Erva Daninha, o Porta-Jazz, a PELE – Espaço de Contacto Social e Cultural ou a Circolando que, entre outras, irão participar neste projecto.

A apresentação e lançamento de Locomotiva está agendada para a tarde de segunda-feira, na Estação de S. Bento. Depois do programa Manobras, que em 2011 e 2012 levou diversas intervenções culturais ao centro histórico, a zona mais antiga da cidade vai ter novos motivos para ser visitada.

Sugerir correcção
Comentar