Feiras Francas do Porto: onde a tradição se alia à modernidade

No próximo sábado, dia 13, o Palácio das Artes – Casa de Talentos, no Porto, vai receber mais uma edição das Feiras Francas, onde jovens artistas das mais diversas áreas têm a possibilidade de mostrar o seu talento. Iniciativa inspira-se em tradição portuense centenária.

Foto

Design, moda, arte, joalharia, música e gastronomia. Pode parecer uma conjugação improvável de diversos saberes mas todos eles estarão juntos no próximo sábado, no Palácio das Artes – Casa de Talentos no Porto, entre as 11h e as 20h. Inspirada no modelo das antigas feiras francas, tradição que remonta ao séc. XV, a Fundação da Juventude dá a oportunidade a jovens criadores de diversas áreas de poderem dar a conhecer ao público o seu trabalho no espaço da sua sede, no Largo de São Domingos, na área classificada como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO.

Com o objectivo de cativar novos públicos e ajudar criadores a lançar novos produtos, as feiras francas realizam-se durante dois dias em diversas alturas do ano. Contudo, a primeira edição deste ano contará apenas com um dia de feira.

Com o espírito de promover a interacção entre os jovens criadores e os residentes do centro histórico do Porto, bem como com o sector do turismo e os agentes culturais, as edições desta feira revestem-se de interesse para os jovens criadores, diz o presidente executivo da fundação, Ricardo Carvalho, em comunicado. “Este é um espaço que, numa lógica económica e comercial, procura oferecer aos criadores e expositores a oportunidade de criarem a uma importante rede de contactos e darem a conhecer novos produtos junto de investidores e agentes culturais”, afirma.

Estando já na 54ª edição, este modelo de comercialização inspirado nas tradicionais feiras nas quais não se pagava impostos e que surgiram na idade média, além de ajudar a revitalizar o centro histórico do Porto, proporciona aos interessado a oportunidade de comprar peças únicas, directamente aos seus criadores.

Desde 1989 a ajudar jovens na sua formação e criação de emprego, a Fundação da Juventude organiza múltiplas iniciativas ao longo do ano, como forma de ajudar à integração de jovens na vida activa e profissional, fornecendo apoio ao início das suas carreiras.

Para este ano estão já marcadas mais 4 edições das feiras francas, que decorrerão entre 4 e 5 de Junho, 16 e 17 de Julho, 29 e 30 de Outubro e 10 e 11 Dezembro. Para estas edições já  estão abertas as inscrições para a participação de novos criadores.

Texto editado por José António Cerejo

Sugerir correcção
Comentar