Base Aérea de Monte Real abre ao público para comemorar os 20 anos dos F-16

Foto
Miguel Madeira

"Este tipo de eventos permite dar a conhecer o envolvimento que o F-16 tem diariamente em prol da soberania e dos interesses de Portugal, da defesa colectiva e da segurança da população, através de missões de defesa aérea e de policiamento do nosso espaço aéreo", informa a base.

Nesse sentido, estão previstas "as mais diversas demonstrações do tipo de trabalho" realizado na base "para que cada missão seja efectuada com sucesso, quer seja em Portugal, quer seja no âmbito da defesa colectiva", acrescenta a instituição militar.

A "Base Aberta", como é denominada a iniciativa, decorre entre as 10:30 e as 17:00, e inclui uma exposição com aeronaves, carros antigos, equipamentos militares, motas emblemáticas e viaturas de combate a incêndios, além de uma corrida de dez quilómetros.

Baptismos de voo em avião C-295, passeios em viaturas Condor, demonstração de cães militares e de aeromodelismo, acrobacia aérea e descolagens e aterragens de F-16 são as actividades previstas na base, onde são esperados "largos milhares de pessoas", atendendo a eventos similares noutros anos.

"Destacamos as exposições de aviões que serviram na BA5 e actualmente [estão] ao serviço da Força Aérea, a possibilidade de se poder sentar num F-16, demonstrações de actividades do pessoal da BA5, incluindo cinotécnica, visualização em tempo real dos sensores de voo do F-16" ou aeromodelismo, refere a base.

A "Base Aberta" inclui a actuação da banda Frazoeirense, a primeira a interpretar "A Portuguesa", mas o "ponto alto" está previsto para as 13:45, com a preparação e descolagem de uma formação de F-16, que será feita junto ao público.

As primeiras quatro aeronaves F-16, os únicos aviões de caça do país, que estão em permanente estado de prontidão, aterraram em Monte Real, uma base NATO - Organização do Tratado Atlântico Norte, a 08 de Julho de 1994.

Estas aeronaves chegaram a Portugal operadas por pilotos dos Estados Unidos da América, ainda com as insígnias daquele país, tendo sido oficialmente entregues já em solo nacional.

Dez dias depois, sob a presidência do então primeiro-ministro Cavaco Silva, teve lugar a cerimónia oficial do início de operação das aeronaves F-16 em Monte Real.

Na base, estão estacionados 39 F-16, 12 dos quais alienados à Força Aérea Romena, pelo que, em 2016, concluída a formação de pilotos e mecânicos daquele país em Monte Real, as aeronaves voarão para a Roménia.

Também em 2016, está prevista a conclusão do processo de transformação de mais três F-16 que chegam este ano dos Estados Unidos, pelo que Portugal vai dispor de um total de 30 destas aeronaves.