Águas balneares limpas e seguras: uma história de sucesso na Europa

Em 2014, as águas balneares na Europa foram consideradas de alta qualidade, com 95% das estâncias balneares a satisfazer as normas mínimas de qualidade da água.

Está a planear as férias de verão e possivelmente a pensar ir para uma praia junto à costa? Parta sem medo, sabendo que irá encontrar águas balneares límpidas e seguras e que a sua experiência será uma agradável realidade.

Antes do início da época balnear, e de modo a ajudar os europeus nas suas escolhas, a UE publica anualmente uma avaliação da qualidade das águas balneares na Europa (*), efectuado pela Comissão Europeia em colaboração com a Agência Europeia do Ambiente. São abrangidas informações sobre mais de 21000 águas balneares nos 28 Estados-Membros da UE bem como na Albânia e na Suíça.

Em 2014, as águas balneares na Europa foram consideradas de alta qualidade, com 95% das estâncias balneares a satisfazer as normas mínimas de qualidade da água previstas na legislação da UE.

Mais de 83% das estâncias balneares satisfizeram a norma “Excelente” mais rigorosa e apenas menos de 2% das águas balneares foram classificadas como sendo de fraca qualidade.

Este é o resultado de acções específicas da UE para melhorar a vida quotidiana dos cidadãos. A maioria das águas residuais urbanas está também agora a ser alvo de tratamento adequado, com menos nitratos a poluir actualmente os nossos mares e com os nossos rios mais limpos do que alguma vez estiveram desde que há memória.

O resultado é igualmente reconfortante para a economia, uma vez que o valor socioeconómico de águas balneares limpas é muito elevado e contribui para proteger inúmeros postos de trabalho em todo o continente. Mares limpos e seguros originam oxigénio e turismo e são reveladores de medidas eficazes para proteger este tão precioso recurso não só no presente como para as gerações vindouras.

Antes do início da década de 90, apenas cerca de 70% dos locais de águas balneares preenchia as normas mínimas exigidas e apenas 60% dos locais escolhidos pelos cidadãos para nadar tinham uma qualidade de água excelente.

A partir deste ano, mais boas notícias surgem no horizonte dos amantes de praia, uma vez que acaba de ser aprovada pelos Estados-Membros a acção da UE para reduzir o número de sacos descartáveis de plástico, e que acabam demasiadas vezes nos nossos mares.

Iremos continuar a ouvir falar deste assunto nos próximos meses, mas uma coisa é certa: estão a ser dados grandes passos dos quais resultam benefícios para todos.

Assim, se vai à praia este Verão verifique o relatório e depois deite-se e relaxe. E não se esqueça que a UE desempenhou um papel fundamental para manter as suas águas balneares limpas!

(*) Relatório publicado na página Web da Agência Europeia do Ambiente

Comissário Europeu para o Ambiente, Assuntos Marítimos e Pescas

Sugerir correcção
Comentar