Há um coliseu romano no meio do estado do Ceará

O estádio inaugurado no fim-de-semana terá mais lugares do que os habitantes da cidade em que foi construído e que nem sequer tinha uma equipa de futebol.

Foto
Parte da fachada do Coliseu do Sertão DR

Foi apelidado de Coliseu do Sertão e terá capacidade para 20 mil espectadores, um pouco mais do que toda a população da cidade de Alto Santo, no interior do estado do Ceará, nordeste do Brasil, local onde este estádio de futebol, cuja fachada tenta reproduzir a do famoso monumento romano, foi inaugurado no último fim-de-semana, depois de obras que demoraram mais de meia década.

Para já, está de pé apenas uma bancada, com uma lotação de seis mil lugares, mas a intenção da prefeitura (o equivalente, em Portugal, à câmara municipal) de Alto Santo é mesmo a de completar a obra e chegar aos 20 mil, o que será mais do que suficiente para acomodar toda a população da cidade (16 mil almas). Assim, mesmo que a cidade fique deserta para ir ao futebol, ainda sobrarão lugares nas tribunas.

No primeiro jogo que o Coliseu do Sertão recebeu, a adesão não foi brilhante, com apenas 900 espectadores. A partida contava para a III Divisão do campeonato cearense e colocou frente a frente a equipa da casa e um adversário de uma cidade vizinha. A dar ânimo aos adeptos houve até direito a uma mascote: um gladiador!

O recinto começou a ser construído em 2009, numa altura em que a cidade de Alto Santo nem sequer tinha equipa de futebol. Foi preciso, por isso, ressuscitar o clube local. Mas essa foi apenas uma das controvérsias que envolveu a construção do estádio que, para já, custou 1,3 milhões de reais (um pouco mais de 300 mil euros).

O relvado foi a primeira “peça” a ficar pronta. Apesar de ter tido que esperar seis anos para ser finalmente utilizado, foi regado durante todo esse tempo, mesmo em períodos de seca severa no sertão cearense.

E se está curioso com a explicação para o motivo da decoração da fachada do estádio, ela é a mais prosaica que possa imaginar: puro capricho. Segundos relatos reproduzidos na imprensa brasileira, o arquitecto não queria que o recinto fosse emoldurado por um simples muro branco. E pouco interessa se o coliseu romano é oval. Ali, em Alto Santo, as paredes que tentam simular a pedra que reveste o anfiteatro flaviano terão o formato rectangular, acompanhando o desenho do relvado.

Mas há pelo menos um detalhe que aproxima o Coliseu do Sertão do Coliseu de Roma. Ambos foram edificados sobre reservatórios de água: o da capital italiana em cima do lago da casa de Nero, o de Alto Santo fazendo desaparecer um açude que servia para consumo animal.

 

Sugerir correcção
Comentar