No que toca à alimentação saudável, Conceição Calhau desafia-nos a voltar às origens
Dieta mediterrânica, comer a horas e em família, escolher produtos sazonais, cozinhar comida de tacho, andar ao sol e fazer exercício, propõe académica e especialista em ciências da nutrição.
Há dietas com todos os nomes (da cetogénica à paleolítica), há dietas para tudo (para perder peso a regular o intestino), há propostas para fazer jejum intermitente ou para comer de três em três horas. Há modas como as dos detoxes, dos smoothies, das gorduras saudáveis, dos superalimentos... Conceição Calhau, professora de Bioquímica Nutricional do curso de Medicina, na Nova Medical School, em Lisboa, lança nesta sexta-feira um livro cujo título diz tudo, Deixemo-nos de Tretas – A ilusão da comida saudável, em que procura desmistificar muitas destas propostas e acredita que comer saudável é regressar à dieta mediterrânica.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.