Fundos e investidores estrangeiros fazem “revolução silenciosa” na agricultura

A atracção pelo “capital natural” chegou à agricultura portuguesa e mudou-lhe a face. Em Alqueva ou em Idanha, as sociedades ou fundos de investimento estão a mudar o sector de alto a baixo.

Foto
Miguel Madeira
Ouça este artigo
00:00
10:45

No relatório de actividades de 2021, a Associação de Regantes e Beneficiários de Idanha-a-Nova registava com agrado o crescimento de mil hectares de área agrícola regada no ano anterior, que depois de anos de marasmo subira num ápice para 3650 hectares. A explicação para a façanha era fácil e óbvia: o “aumento das plantações de amendoeiras, que continuam em expansão no perímetro de rega”, lia-se no relatório. Na origem dessas plantações estão três fundos de capitais internacionais: a Awa (Agro Water Almonds), que em 2021 anunciou um investimento de dez milhões de euros na região, a Veracruz e a Duck River. Só as duas últimas cultivam quase três mil hectares de amendoal nas zonas irrigadas de Idanha e da Cova da Beira.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 49 comentários