Cerca de 10.000 voluntários desistem de apoiar os Jogos de Tóquio

Segunda a cadeia televisiva NHK, a realização do evento não fica em causa com o abandono de um oitavo dos voluntários.

Foto
LUSA/KIMIMASA MAYAMA

Cerca de 10.000 japoneses que se tinham inscrito como voluntários para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Tóquio2020 desistiram de apoiar as competições, noticiou a cadeira televisiva NHK, citando o comité organizador.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Cerca de 10.000 japoneses que se tinham inscrito como voluntários para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Tóquio2020 desistiram de apoiar as competições, noticiou a cadeira televisiva NHK, citando o comité organizador.

As desistências, que representam 12,5% do total de voluntários requeridos pela organização, devem-se, de acordo com a NHK, a preocupações com a pandemia de covid-19, e ao adiamento dos dois eventos do Verão de 2020 para o de 2021.

A cadeia televisiva garante que as desistências não colocam em causa a realização dos Jogos Olímpicos, a partir de 23 de Julho, e Paralímpicos, a partir de 24 de Agosto.

Antes do adiamento das competições, os organizadores recrutaram 80.000 voluntários para apoio aos atletas, às competições e ao público.

A sete semanas dos Jogos Olímpicos, várias zonas do Japão, incluindo Tóquio, encontram-se ainda sob estado de emergência, numa medida para tentar conter uma quarta vaga da covid-19.

O Governo japonês e os responsáveis da organização de Tóquio2020 reiteraram que os Jogos Olímpicos vão acontecer, de forma “segura e protegida”.

No entanto, a população japonesa tem manifestado forte oposição à organização do evento, de acordo com várias sondagens, nas quais expressou a vontade de que os Jogos Olímpicos sejam cancelados ou novamente adiados, uma hipótese que os organizadores excluíram.

A organização de Tóquio2020 já vetou a presença de espectadores estrangeiros e deverá tomar uma decisão quanto à assistência do público japonês até ao fim deste mês.