Este é o lugar onde moram todos os presentes de Natal

Haverá algum sítio onde podemos encontrar todos os presentes de Natal de uma vez só? As livrarias não poderiam ser a escolha mais adequada ao momento que vivemos: são locais de baixo contágio, oferecem escolhas eclécticas, certeiras e acessíveis a todas as carteiras. Afinal, um livro é um mundo que se abre diante dos nossos olhos.

Foto
Pexels

Chegámos à altura mais mágica do ano, aquela por que esperamos durante longos meses e que nos imbuí de um espírito festivo. Mas este Natal é um Natal diferente, atípico, cauteloso. Um Natal onde apelamos mais do nunca ao bom senso, não só quanto ao local onde compramos os presentes como quanto à escolha criteriosa e consciente dos mesmos, que passa sobretudo por apoiar aquilo que é nacional. Porque mais do que nunca precisamos de valorizar aquilo que é nosso.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Chegámos à altura mais mágica do ano, aquela por que esperamos durante longos meses e que nos imbuí de um espírito festivo. Mas este Natal é um Natal diferente, atípico, cauteloso. Um Natal onde apelamos mais do nunca ao bom senso, não só quanto ao local onde compramos os presentes como quanto à escolha criteriosa e consciente dos mesmos, que passa sobretudo por apoiar aquilo que é nacional. Porque mais do que nunca precisamos de valorizar aquilo que é nosso.

Das lojas de bairro artesanais às mercearias com produtos tipicamente portugueses, passando por livrarias repletas de estantes e estantes de livros as possibilidades de presentes são infinitas e prometem ser as mais originais de sempre. Quem não adora ficar a contemplar uma boa montra de livros, e só depois entrar?

E é preciso recordarmo-nos: com uma pandemia mundial que continua a deixar-nos em alerta constante, os cuidados nunca são demais. É preciso seleccionar de antemão e com cuidado todos os sítios onde vamos, seguir cuidadosamente as regras de higiene e segurança, e respeitar as normas de saúde pública definidas pela Direcção-Geral de Saúde (DGS). Evitar filas, aglomerados de pessoas e locais de alto risco de contágio é uma missão de todos, especialmente nesta quadra.

Um presente tão útil quanto criativo

Mas não é caso para desanimar na missão da compra dos presentes. Porventura já pensou onde pode completar essa missão indo a um só sítio? Este ano, a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL) sugere aquele que é de longe o presente que mais permite sonhar e viajar sem sair do lugar, mesmo para aqueles que não têm imaginação: um livro. É democrático, original e nunca passa de moda.

São, afinal, os livros que nos transportam para os imaginários mais improváveis. Os livros têm a verdadeira capacidade de nos absorver durante horas a fio, permitem-nos evadir por uns minutos (ou horas) da vida real e ir mais além, até terras, décadas e cenários fantásticos. Oferecer um livro a alguém é oferecer-lhe um mundo que está pronto para se abrir na palma das suas mãos. É oferecer-lhe uma história que está prestes a ser, depois de lida, também um pouco sua, também um pouco nossa.

Foto
Pexels

Todos os géneros literários num só lugar

Numa livraria, onde coabita o mundo real e o imaginário, há sugestões para todos os bolsos, gostos e perfis. Aqui, além de se evitarem filas intermináveis e de se diminuir o risco de contágio, também se acabam as desculpas por não ser possível comprar todos os presentes de uma vez, num só lugar. Enquanto as viagens físicas são desaconselhadas, é numa livraria que encontra o passaporte para o pai sonhador que adora descobrir novos lugares. Ou o guia de culinária vegan para o irmão que alterou radicalmente o seu estilo de vida; também a bíblia das costuras para a avó que continua a ter o espírito criativo bem aceso; ou a banda-desenhada para o namorado que é fã de anime - e a lista continua. Há livros para as crianças de todas as idades, da banda desenhada, aos livros para colorir, passando pelos clássicos da aventura infanto-juvenil.

Desde o livro de estilo mais geek e especializado, passando por sugestões mais poéticas e introspectivas, às opções mais culturais ou biográficas, numa livraria encontra livros para todos sem ter que andar a saltar de loja em loja. Até para o amigo secreto, que este também terá de ser reinventado, há sugestões de presentes originais e criativas.

Atrevemo-nos a dizer que, em tempos em que a necessidade de evasão tem muitas vezes que passar por não sair do próprio sofá, oferecer um livro é como oferecer um mundo à medida de cada um que nos permite sonhar. E quando toca a livros, todos sabemos que nunca são demais na estante lá de casa.

Se tem dúvidas quanto à escolha dos presentes a oferecer e quer preparar-se antes de se dirigir a uma livraria, faça o quiz e descubra qual o género literário que melhor se adequa a quem irá oferecer este presente de Natal.