Ronald Koeman é o novo treinador do Barcelona

Holandês de 57 anos vai ser apresentado ao final da tarde como sucessor de Quique Setién.

Foto
LUSA/QUIQUE GARCIA

O holandês Ronald Koeman é o novo treinador do Barcelona, assumindo um compromisso de duas épocas com o emblema que representou como futebolista. O sucessor de Quique Setién foi, assim, anunciado dois dias depois do despedimento do espanhol.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

O holandês Ronald Koeman é o novo treinador do Barcelona, assumindo um compromisso de duas épocas com o emblema que representou como futebolista. O sucessor de Quique Setién foi, assim, anunciado dois dias depois do despedimento do espanhol.

Koeman, de 57 anos, que em 2005-06 treinou o Benfica, chega a Barcelona para dar corpo a uma revolução desportiva, depois da eliminação nos quartos-de-final da Liga dos Campeões, com uma humilhante derrota por 2-8 diante do Bayern Munique.

O herói de Wembley, que em 1991-92 deu ao Barcelona a primeira Taça dos Campeões Europeus (antecessora da Liga dos Campeões), ao marcar o único golo da final com a Sampdoria (1-0), regressa a Camp Nou com 20 anos de experiência como treinador e oito troféus no currículo.

Koeman, central que fechou a carreira de jogador com 759 jogos e 250 golos, iniciou o percurso de treinador como adjunto na equipa B do Barcelona, em 1998-99, após o que regressou a casa para treinar o Vitesse, permanecendo até 2001.

O treinador mudou-se para o Ajax, clube que orientou até 2004-05, conquistando dois títulos da Liga holandesa, uma Taça e duas Supertaças, antes de se mudar para Portugal, para uma fugaz passagem pelo Benfica (2005-06), coroada com uma Supertaça.

O ex-jogador do Barcelona voltou à Liga holandesa em 2006, para assumir o comando técnico do PSV Eindhoven, emblema com o qual voltou a conquistar o título de campeão em 2007.

Após o sucesso com o PSV, Koeman viajou para Espanha e para o Valência (2007-08), vencendo a Taça do Rei, e regressou uma vez mais ao seu país natal para treinar o Alkmaar, com o qual conquistou a Supertaça de 2009, e o Feyenoord (2011-14).

A carreira ascendente de Ronald Koeman abriu-lhe as portas de Premier League em 2014-15, com uma passagem de duas épocas pelo Southampton, antes de ingressar no Everton, em 2016. Em Liverpool, passou 18 meses.

Em 2018, Koeman assumiu as funções de seleccionador dos Países Baixos, que agora deixa para regressar ao Barcelona.

A apresentação e subsequente conferência de imprensa do novo treinador dos “blaugrana” terão lugar esta tarde, pelas 17h (hora de Lisboa), no Auditori 1899, em Camp Nou.