Altice compensa clubes com pagamentos de Abril e Maio em troca de desconto na próxima época

A Altice está a propor a clubes como o Futebol Clube do Porto regularizar a tranche dos direitos televisivos de Abril e Maio, em troca de cortes aos pagamentos previstos para a próxima época desportiva.

Foto
A Altice patrocina o Futebol Clube do Porto e a Nos é patrocinadora do Sporting e do Benfica LUSA/HUGO DELGADO

O presidente da Altice Portugal revelou esta quinta-feira que, atendendo a que o campeonato de futebol português deverá regressar no dia 4 de Junho, a empresa está disponível para retomar os pagamentos aos clubes de futebol de que é patrocinadora e que foram interrompidos por causa da paragem das competições.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

O presidente da Altice Portugal revelou esta quinta-feira que, atendendo a que o campeonato de futebol português deverá regressar no dia 4 de Junho, a empresa está disponível para retomar os pagamentos aos clubes de futebol de que é patrocinadora e que foram interrompidos por causa da paragem das competições.

Além disso, a empresa dispõe-se a fazer os pagamentos de Abril e Maio, para “ajudar os clubes a gerir a falta de liquidez no imediato”, mas, em troca, a patrocinadora de clubes como Futebol Clube do Porto, Vitória de Guimarães, Rio Ave e Boavista quer um desconto equivalente nos valores que terá de desembolsar na época desportiva de 2020/2021 pelos direitos televisivos dos jogos dos vários emblemas.

Alexandre Fonseca revelou no final de Abril, em entrevista à Antena 1, que tinham sido suspensos os pagamentos relativos aos direitos televisivos do futebol, nos meses de Abril e Maio, porque as competições foram interrompidas a meio de Março.

Durante este período sem eventos desportivos, os operadores de telecomunicações, incluindo a Meo, da Altice, também deixaram de cobrar aos clientes pela transmissão dos canais premium de desporto.

Adiantando que soube que o campeonato de futebol da I liga seria retomado “essencialmente pela comunicação social”, Alexandre Fonseca recordou esta quinta-feira, numa conversa telefónica com a imprensa, por ocasião da apresentação das contas do primeiro trimestre, que a empresa sempre disse que retomaria os pagamentos a partir do momento em que os jogos e as transmissões televisivas se reiniciassem.

A Altice percebe que o “futebol em Portugal atravessa um momento difícil e de falta de liquidez” e, nessa medida, está disponível “para apoiar e conversar caso a caso” e “eventualmente compensar os clubes de futebol” e “fazer os pagamentos de Abril e Maio”, adiantou Alexandre Fonseca.

“A contrapartida” para este apoio imediato à liquidez são “descontos equivalentes” nos pagamentos que a Altice, enquanto patrocinadora, terá de fazer na próxima época desportiva, adiantou o gestor.

Esta “solução que a Altice traz para cima da mesa”, permitirá resolver um problema de falta de liquidez criado por uma crise apanhou toda a gente de surpresa. A Altice já fez “algumas propostas” aos seus patrocinados, adiantou.