Testes bissemanais à covid-19 serão pagos pelos clubes

As equipas da I Liga vão ter que realizar um teste 48 horas antes do jogo e outro o mais próximo possível da hora do jogo.

Foto
PAULO PIMENTA

Os testes obrigatórios à convid-19 que os jogadores das equipas da I Liga portuguesa de futebol serão custeados pelos próprios clubes, disse fonte próxima do processo à agência Lusa.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Os testes obrigatórios à convid-19 que os jogadores das equipas da I Liga portuguesa de futebol serão custeados pelos próprios clubes, disse fonte próxima do processo à agência Lusa.

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) revelaram o parecer técnico da Direcção-Geral da Saúde (DGS) para o regresso do futebol do primeiro escalão em plena pandemia da covid-19.

“Durante as competições devem ser realizados, para todos os jogos, dois testes laboratoriais por semana: um 48 horas antes do jogo e outro o mais próximo possível da hora do jogo”, apontaram os dois organismos, citando o parecer da DGS.

Além desta medida, também ficou definido que os jogadores, e também árbitros e treinadores, estão obrigados a ficar em casa até final da época, podendo apenas sair para treinar ou jogar.

“Para minimizar o risco de infecção, os atletas, as equipas técnicas e os árbitros devem manter-se em recolhimento domiciliário desde a data do início da retoma dos treinos para as competições oficiais e até ao final da temporada de todas as competições. Entende-se por recolhimento, o cumprimento de medidas rigorosas de distanciamento físico com outras pessoas. As deslocações dos intervenientes acima indicados devem restringir-se ao trajecto domicílio-clube/competição-domicílio”, lê-se no site da FPF.