EHF cancela “play-off” e Portugal garante presença no Mundial 2021

A selecção portuguesa de andebol já não terá que defrontar o vencedor do confronto entre Israel e Letónia.

Foto
LUSA/ANDERS WIKLUND

A selecção portuguesa de andebol recebeu nesta sexta-feira uma das vagas ainda em aberto para o Mundial de 2021, a disputar no Egipto, depois da federação europeia ter anulado os “play-offs” de apuramento devido à pandemia de covid-19.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A selecção portuguesa de andebol recebeu nesta sexta-feira uma das vagas ainda em aberto para o Mundial de 2021, a disputar no Egipto, depois da federação europeia ter anulado os “play-offs” de apuramento devido à pandemia de covid-19.

Portugal garantiu a presença no Mundial de 2021, 18 anos depois de ter sido anfitrião da edição de 2003, ao beneficiar do sexto lugar alcançado no Europeu de 2020, e já não terá que disputar os “play-offs” em Julho, frente ao vencedor do confronto entre Israel e Letónia.

Com base na classificação final do Europeu de 2020, estão apuradas para a fase final do Mundial de 2021 as selecções da Eslovénia, Alemanha, Portugal, Suécia, Áustria, Hungria, Bielorrússia, Islândia, República Checa e França, que se juntam, no Egipto, à campeã Dinamarca, à Espanha, Croácia e Noruega, já qualificadas.

Para Miguel Laranjeiro, presidente da Federação de Andebol de Portugal (FAP), é “mais do que merecida” a presença de Portugal no Mundial. “Esta indicação de Portugal para o Mundial do próximo ano resulta do excelente desempenho da nossa selecção no Europeu de Janeiro último [sexto lugar]. É mais do que merecida e o andebol português está de parabéns”, disse Miguel Laranjeiro, aos canais de comunicação da FAP.

“O último Mundial em que participámos foi em 2003. Agora, depois do Europeu de 2020, estamos no Mundial de 2021. Parabéns a todos os que tornaram isto possível. Estamos a viver momentos difíceis para todos, mas estas notícias deixam-nos confiantes no futuro da modalidade”, acrescentou Miguel Laranjeiro.

Na Liga dos Campeões, o FC Porto, que deveria defrontar os dinamarqueses do Aalborg nos oitavos-de-final, ficou afastado, uma vez que a prova segue directamente para a final a quatro, com os melhores classificados da fase de grupos, enquanto a Taça EHF, na qual o Benfica disputava o Grupo A, foi cancelada.