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Vivemos num “ecossistema de desinformação”, assim lhe chama o académico Victor Pickard. Propaganda e fake news crescem ao mesmo tempo que a imprensa procura um modelo de negócio sustentável. Na era do Google e do Facebook, são problemas exacerbados pela tecnologia, mas com raízes nos mercados, defende o estudioso.

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Victor Pickard é autor do livro Democracy Without Journalism?: Confronting the Misinformation Society Sara Jesus Palma

Quando a Internet apareceu, muitos acreditaram que iria ser a ferramenta ideal para defender a democracia. Muitos escândalos de propaganda e manipulação depois, a narrativa mudou e tudo parece estar em causa, até a democracia. O problema não está na tecnologia em si, argumenta Victor Pickard, professor da Escola de Comunicação de Annenberg, na Universidade da Pensilvânia, mas antes numa crença cega nos mercados.

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Quando a Internet apareceu, muitos acreditaram que iria ser a ferramenta ideal para defender a democracia. Muitos escândalos de propaganda e manipulação depois, a narrativa mudou e tudo parece estar em causa, até a democracia. O problema não está na tecnologia em si, argumenta Victor Pickard, professor da Escola de Comunicação de Annenberg, na Universidade da Pensilvânia, mas antes numa crença cega nos mercados.