Tolentino Mendonça vai presidir às comemorações do 10 de Junho em 2020

O anúncio do presidente das comemorações do 10 de Junho de 2020 foi feito esta quarta-feira por Marcelo Rebelo de Sousa, durante a apresentação do livro de João Miguel Tavares.

Foto
Nuno Ferreira Santos

O arcebispo e poeta Tolentino Mendonça vai presidir às comemorações do 10 de Junho no próximo ano, anunciou esta quarta-feira aos jornalistas o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

O arcebispo e poeta Tolentino Mendonça vai presidir às comemorações do 10 de Junho no próximo ano, anunciou esta quarta-feira aos jornalistas o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Convidado por Marcelo Rebelo de Sousa, Tolentino Mendonça será presidente da comissão organizadora e fará o discurso do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesa, que no próximo ano será comemorado na Madeira, de onde o padre é natural, e, mais tarde, também na África do Sul. O anúncio de Marcelo Rebelo de Sousa foi feito na Casa do Alentejo, em Lisboa, durante a apresentação do livro Dêem-nos Alguma Coisa em que Acreditar, do jornalista João Miguel Tavares, que reúne os seus dois discursos nas comemorações deste ano do Dia de Portugal, às quais presidiu.

Como razões para todas estas escolhas, apontou “a ligação pessoal a pelo menos uma das sedes” das comemorações 10 de Junho, “a independência de pensamento, a capacidade de dar testemunho criativo e corajoso sobre o tempo vivido em Portugal”. “E, encarado o conjunto de convidados, também a afirmação do pluralismo de opiniões que deve caracterizar a nossa democracia”, completou o chefe de Estado.

À saída, em declarações aos jornalistas, o Presidente da República referiu que o teólogo e poeta madeirense José Tolentino Mendonça é “uma figura conhecida pela sua independência, pela sua criatividade” e por “dar voz a sectores importantes da sociedade portuguesa”. Marcelo Rebelo de Sousa considerou ainda que Tolentino Mendonça “é um homem da cultura” e “um homem do diálogo”, que “valoriza a democracia portuguesa, valoriza o pluralismo na sociedade portuguesa”.

“Foi uma honra ter podido aceitar, apesar das funções que exerce na Santa Sé, no Vaticano”, congratulou-se.

Tolentino Mendonça nasceu em Machico, na Madeira, a 15 de Dezembro de 1965, e foi ordenado padre em 1990. No ano passado, foi nomeado pelo papa Francisco arquivista e bibliotecário da Santa Sé, com a categoria de arcebispo. Vice-reitor da Universidade Católica e director da Faculdade de Teologia, José Tolentino Mendonça, foi indigitado como arquivista e bibliotecário do Vaticano em 2018, passando a tutelar a mais antiga biblioteca do mundo.

O padre sucederá ao jornalista e colunista do PÚBLICO João Miguel Tavares que foi designado por Marcelo para presidente da comissão organizadora das comemorações do Dia de Portugal em 2019.

Nos últimos três anos presidiram à comissão o físico nuclear João Gaspar Caraça, o patologista Manuel Sobrinho Simões, director do IPATIMUP (Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto) e o escritor Onésimo Teotónio Almeida – todos professores universitários seniores que presidiram à comissão nos últimos três anos. com Lusa