Lito Vidigal deixa o comando técnico do Vitória de Setúbal

O Vitória de Setúbal recebe o Sporting na próxima partida do campeonato, onde já não vence há oito jogos.

Foto
Lito Vidigal LUSA/OCTÁVIO PASSOS

O Vitória de Setúbal, actual 13.º classificado da I Liga de futebol, anunciou esta sexta-feira que Lito Vidigal rescindiu "por mútuo acordo" com o clube.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

O Vitória de Setúbal, actual 13.º classificado da I Liga de futebol, anunciou esta sexta-feira que Lito Vidigal rescindiu "por mútuo acordo" com o clube.

O técnico e ex-futebolista luso-angolano chegou no início desta temporada ao clube de Setúbal, onde venceu sete jogos oficiais em 24 partidas orientadas. Os sadinos já estão afastados da Taça da Liga (fase de grupos) e da Taça de Portugal (oitavos-de-final).

Sandro Mendes, "antigo jogador do Clube que até aqui exercia o cargo de Director Desportivo", irá orientar os trabalhos do plantel que se aproxima de uma partida frente ao Sporting, na quarta-feira no estádio do Bonfim, também a contar para o campeonato, esclarece o clube através de um comunicado.

A SAD do V. Setúbal agradeceu ainda o "trabalho, dedicação e enorme profissionalismo do treinador e restante equipa técnica, a quem deseja as maiores felicidades a título pessoal e profissional".

Na I Liga, Lito Vidigal, de 49 anos, já orientou clubes como o Belenenses, Arouca, União de Leiria e o Desportivo das Aves.

A sétima "chicotada" na I Liga

Vidigal é o primeiro técnico a abandonar um dos emblemas do principal campeonato português na segunda volta, depois de seis "chicotadas" na primeira metade da prova, entre elas no Sporting, que substituiu José Peseiro pelo holandês Marcel Keizer, e no Benfica, que dispensou Rui Vitória e nomeou Bruno Lage técnico interino, antes de reafirmar a decisão de forma definitiva.

O líder e campeão FC Porto é o único dos "grandes" que permanece com o mesmo treinador, Sérgio Conceição, que iniciou uma época em que o Sporting foi mesmo o clube que protagonizou a primeira 'chicotada psicológica', após a oitava jornada, com a saída de Peseiro, com os "leões" no quinto lugar.

Seguiu-se, interinamente, Tiago Fernandes, que viria a conseguir dois triunfos por 2-1, no recinto do Santa Clara e na recepção ao Desportivo de Chaves, equipa que passaria a orientar à 13.ª ronda, sucedendo a Daniel Ramos, já depois de ter entregado o comando da equipa "leonina" a Keizer.

Anteriormente, Cláudio Braga tinha protagonizado a segunda "chicotada", ao deixar o Marítimo no 12.º posto, após uma série "negra" de 10 jogos sem vencer nas várias competições, entre as quais a derrota por 3-0 no terreno do Feirense, que ditou a eliminação da Taça de Portugal.

Petit voltou a ser o "bombeiro" de serviço, mas a vitória para os madeirenses só chegou à sétima tentativa, na 16.ª ronda, na recepção ao Portimonense (2-1), num encontro em que o antigo médio esteve ausente do banco, devido à morte do pai, sendo que os insulares seguem no 11.º posto.

O Desportivo de Chaves "aguentou" Daniel Ramos até à 12.ª jornada, quando seguia no 18.º e último lugar, apenas com duas vitórias e um empate, na recepção ao Benfica (2-2). Com Tiago Fernandes, o registo não melhorou e os transmontanos continuam a carregar a lanterna-vermelha.

O Rio Ave contratou o "chicoteado" Daniel Ramos para suceder a José Gomes, que rumou aos ingleses do Reading, e, sob o comando do técnico natural de Vila do Conde, ainda não voltou a ganhar.

Rui Vitória levou os 'encarnados' à conquista dos títulos de campeão nas épocas 2015/16 e 2016/17, mas a derrota por 2-0 no terreno do Portimonense, na 15.ª jornada, levou à saída do clube lisboeta.

Bruno Lage, que orientava a equipa B, estreou-se como técnico provisório com uma vitória por 4-2 na recepção ao Rio Ave, num encontro em que esteve a perder por 2-0, tendo passado a treinador definitivo após vencer os quatro jogos até ao momento para o campeonato, apesar do desaire nas meias-finais da Taça da Liga com o FC Porto (3-1).

O mesmo processo aconteceu no detentor da Taça de Portugal, o Desportivo das Aves, precisamente pela eliminação nos quartos-de-final frente ao Sporting de Braga (2-1), com a saída de José Mota a acontecer depois de uma série de jogos sem ganhar, que se estende até 19 de Dezembro de 2018.

Para o seu lugar foi contratado Augusto Inácio, que teve um impacto imediato: na primeira jornada ao comando da nova equipa, venceu por 2-1 em casa o Vitória de Setúbal que deu a subida ao 16.º lugar, ainda assim em zona de despromoção.

Entre os 12 "sobreviventes", destaque para Nuno Manta Santos, que, aos 40 anos, é o treinador no activo com mais jogos consecutivos na I Liga (72).