Escultura de Ayrton Senna na sede do ACP

Homenagem em cerimónia evocativa da primeira vitória do antigo piloto de Fórmula 1.

Foto
Ayrton Senna continua a ser seguido por uma legião de fã por todo o mundo REUTERS/Alessandro Garofalo

A sede do Automóvel Clube de Portugal (ACP) conta desde esta terça-feira com uma escultura do piloto brasileiro Ayrton Senna, que há 33 anos venceu em Portugal o seu primeiro Grande Prémio de Fórmula 1.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A sede do Automóvel Clube de Portugal (ACP) conta desde esta terça-feira com uma escultura do piloto brasileiro Ayrton Senna, que há 33 anos venceu em Portugal o seu primeiro Grande Prémio de Fórmula 1.

Para o presidente do ACP, Carlos Barbosa, "a peça em aço, recortada, ficará permanentemente na entrada e visa prestar homenagem ao maior piloto de todos os tempos", que morreu a 1 de Maio de 1994, num acidente no GP de Imola.

Por vontade da família e da fundação do piloto, o local escolhido para a colocação da obra foi a sede do Automóvel Clube de Portugal, responsável pela organização do Grande Prémio de Portugal quando Senna alcançou o seu primeiro triunfo.

"A família e a fundação sabiam que Ayrton Senna tinha uma grande ligação a Portugal, inclusive o seu padrinho vive em Sintra, e quiseram que nós tivéssemos uma estátua a relembrar o piloto. E que não ficasse no autódromo, mas sim no ACP", explicou.

A homenagem evocativa da primeira vitória do antigo piloto de Fórmula 1, ocorrida em 21 de Abril de 1985, no Estoril, vai decorrer ao final da tarde, no ACP. Além da cerimónia, será ainda apresentado o livro Senna - um herói moldado de alma, coração e aço!.

Os admiradores do piloto brasileiro poderão adquirir objectos relacionados com a carreira de Senna, como fatos de competição, camisolas, miniaturas dos carros que pilotou, bonés, porta-chaves e autocolantes.

"Ayrton Senna é uma referência em qualquer parte do mundo e ainda hoje se vêem bandeiras do piloto em algumas provas", recorda Carlos Barbosa, considerando que o culto ao piloto brasileiro continua vivo e não só no Brasil e Portugal.

Resultado de uma parceria entre o ACP, a BB Editora e o Instituto Ayrton Senna, o novo livro sobre o piloto conta os seus principais feitos, nomeadamente a primeira vitória na Fórmula 1, obtida em 1985, no circuito do Estoril, e a conquista do tricampeonato mundial, ocorrida em 1991, no circuito de Suzuka, no Japão.

De acordo com Carlos Barbosa, o livro apresenta novas histórias e fotografias que nunca foram publicadas, tendo sido elaborado por familiares e amigos do piloto.

"O dia 21 de Abril de 1985 está, para sempre, marcado na memória dos amantes da Fórmula 1. Naquele dia, Ayrton Senna, o piloto brasileiro mais vitorioso de sempre, conquistava a sua primeira vitória na categoria. Com 25 anos e debaixo de muita chuva, Senna pilotou o seu Lotus Renault 87T, preto e dourado, com maestria e venceu uma prova complicada", lê-se num excerto do livro.

A obra faz ainda referência à situação crítica na pista, que levou a que apenas nove dos 26 pilotos à partida chegassem ao fim, mas recorda que Ayrton Senna gostava de competir com chuva e que o piso molhado era a sua especialidade.

"Apesar do grau de dificuldade, a corrida foi liderada do início ao fim por Ayrton Senna. Contra tudo e contra todos, o piloto brasileiro abrira uma vantagem imensa para os seus concorrentes e após "infindáveis" 67 voltas e "intermináveis" duas horas de corrida, venceria de forma brilhante o Grande Prémio de Portugal", lê-se.