Operação Star Bananero: seis toneladas de cocaína escondidas em bananas

Polícias espanhola e portuguesa apreendem mais de seis toneladas de cocaína em Málaga. Dezasseis pessoas foram detidas.

Fotogaleria

A Guarda Civil e o Corpo Nacional de Polícia espanhóis, com o apoio da Polícia Judiciária portuguesa, apreenderam em Málaga, Espanha, cerca de 6,3 toneladas de cocaína.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A Guarda Civil e o Corpo Nacional de Polícia espanhóis, com o apoio da Polícia Judiciária portuguesa, apreenderam em Málaga, Espanha, cerca de 6,3 toneladas de cocaína.

“A droga aprendida foi enviada por via marítima a partir de um país da América Latina dissimulada em caixas de bananas, que eram transportadas num contentor que recentemente havia chegado ao Porto de Setúbal, contentor esse que se encontrava devidamente identificado pelas autoridades portuguesas e espanholas e que se destinava a uma empresa com sede em Espanha”, informa a PJ em comunicado.

Na sequência de apreensão da droga, foram detidas 16 pessoas de várias nacionalidades suspeitas de integrarem uma “importante organização criminosa dedicada ao tráfico ilícito de grandes quantidades de estupefacientes”. Essa rede, agora “desmantelada”, “actuava em diversos países da América Latina e da Europa”.

Mais de 300 mil euros em dinheiro, armas e carros topo de gama foram também confiscados nas mais de 20 buscas a casas e empresas, diz a Reuters, que cita a polícia espanhola.

“Esta operação, que em Portugal também contou com a preciosa colaboração da Autoridade Tributária e Aduaneira, insere-se no quadro da cooperação regular e sistemática entre as autoridades policiais de Portugal, Espanha e de outros países europeus visando não só interditar a entrada de estupefacientes no continente europeu, em especial de cocaína, mas também identificar e desmantelar as organizações criminosas responsáveis por tais actividades ilícitas”, informa a PJ.

As investigações prosseguem a cargo das autoridades portuguesas e espanholas com a cooperação de outros países.

Em Abril, a polícia espanhola fez uma apreensão-recorde de quase nove toneladas de cocaína num contentor que também trazia bananas, no Porto de Algeciras, no Sul do país.