Um prémio para distinguir (e encontrar) a criatividade no Douro

Prémio Douro Criativo vai distinguir a criatividade da região do Douro. Candidaturas estão abertas até 30 de Abril

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Joanna Kosinska/Unsplash

Tens um projecto criativo para a região do Douro? Um negócio inovador? Estão abertas, até 30 de Abril, as candidaturas ao Prémio Douro Criativo, um concurso promovido pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), no âmbito do Douro Creative Hub, que quer distinguir a criatividade da região em áreas tão diversas como arquitectura, joalharia, teatro e novo circo, publicidade, gastronomia, edição multimédia, artesanato, entre outras.  

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Tens um projecto criativo para a região do Douro? Um negócio inovador? Estão abertas, até 30 de Abril, as candidaturas ao Prémio Douro Criativo, um concurso promovido pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), no âmbito do Douro Creative Hub, que quer distinguir a criatividade da região em áreas tão diversas como arquitectura, joalharia, teatro e novo circo, publicidade, gastronomia, edição multimédia, artesanato, entre outras.  

 

As distinções, refere o regulamento, "pretendem incentivar e apoiar as ideias de negócio e os projectos na área das indústrias criativas, bem como distinguir empresas que as incorporam e assim contribuem para o desenvolvimento económico e social da região". 

 

Assim, existem três concursos diferentes: um para ideias de negócio na área das indústrias criativas (nas categorias arquitectura e artes visuais, música e artes performativas, conteúdos e novos média e turismo e património); outro para projectos executados ou a executar ligados às indústrias criativas; e, por fim, um terceiro para entidades colectivas que incorporem as indústrias.

 

Cada concorrente só se pode candidatar a um dos concursos. Para o fazer deve preencher o formulário respectivo no site oficial. E o que ganham os finalistas e os vencedores escolhidos pelo júri? A ideia, como explica ao P3 a organização, é, em vez de dar o peixe, ensinar a pescar. Como? Através de um Creative Camp, orientado pela Opium, que irá preparar várias acções de mentoria em dois momentos: um primeiro aberto a finalistas, para melhorar o projecto e preparar o pitch final, e um segundo para os vencedores. Para além disto, a melhor ideia de negócio e o melhor projecto a executar têm direito, entre outras coisas, à integração gratuita, durante nove meses, na incubadora de empresas da UTAD. 

  

Os vencedores dos três concursos são anunciados a 27 de Junho. Dos prémios constam ainda a participação gratuita no Mercado Criativo (uma espécie de festival onde se irá mostrar o resultado desta aventura, em Abril de 2019) e apresentações a potenciais patrocinadores. O regulamento completo pode ser consultado aqui. Este prémio é um dos "momentos-chave" do Douro Creative Hub, uma projecto de 24 meses, promovido pela UTAD, que visa identificar e dinamizar a criatividade na região — um dos planos é, precisamente, fazer um "levantamento dos criativos do Douro". Estejam atentos.