Governo admite usar helicópteros e drones para fiscalizar velocidade

“É uma das soluções seguidas em Espanha e França e há a possibilidade de também cá termos esse modelo”, declarou o secretário de Estado.

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Nuno Ferreira Santos

O Governo pondera vir a usar helicópteros da Protecção Civil ou drones para fazer controlo de velocidade nas estradas, admitindo também instalar mais radares e inibir o sinal de telemóvel ao volante.

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O Governo pondera vir a usar helicópteros da Protecção Civil ou drones para fazer controlo de velocidade nas estradas, admitindo também instalar mais radares e inibir o sinal de telemóvel ao volante.

O secretário de Estado da Protecção Civil, José Artur Neves, falava aos jornalistas à margem da apresentação de um estudo sobre condutores do Automóvel Clube de Portugal de medidas para contrariar o “preocupante” aumento do número de mortos nas estradas no ano passado, travando uma tendência de cada vez menos sinistralidade grave.

“É uma das soluções seguidas em Espanha e França e há a possibilidade de também cá termos esse modelo”, declarou, afirmando que há “tecnologias muito evoluídas” e relativamente simples que poderão equipar “os helicópteros que estão ao dispor da Autoridade Nacional de Protecção Civil” para serem usados na fiscalização de velocidade. Numa avaliação prévia, o Governo está a encarar essa hipótese como “uma boa solução” para enfrentar o problema da velocidade excessiva que provoca acidentes.

A tutela estuda também “aplicações com as operadoras para diminuir o uso de telemóvel”, incluindo “inibições de sinais” com respostas automáticas para chamadas recebidas que indicam que “o condutor está ao volante e não pode atender a chamada”. Assim se pretende evitar “um dos principais factores de acidentes, as colisões e despistes que resultam, não da estrada, mas do uso do telemóvel”. Mesmo as soluções “mãos livres” podem “limitar o uso da mão, mas não resolvem o problema da distracção”.

“O alargamento da rede de radares, reduzir o limite de velocidade para 30 quilómetros por hora em alguns locais e a georreferenciação de locais de acidentes recorrentes” são outras medidas que se admitem para cumprir o Plano Nacional de Segurança Rodoviária e voltar a reduzir os números da sinistralidade, tendo em mente o facto de que 54% das mortes ocorreram dentro de localidades.

Segundo números provisórios da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, em 2017 morreram 509 pessoas nas estradas portuguesas, mais 64 do que em 2016, e os feridos graves aumentaram de 2102 para 2181.