Portugal Masters: Kiradech Aphibarnrat ganha Pro-Am

Portugueses Melo Gouveia e Lima confiantes, Harrington acredita na defesa do título

Foto
Kiradech Aphibarnrat fez um bom ensaio na quarta-feira junto dos amadores © GETTY IMAGES

“Venho cá para ganhar, como sempre, mas no golfe nunca se sabe. Agora estou a jogar melhor e por isso é só jogar bem e rezar um bocadinho”, disse Filipe Lima em entrevista à SportTV, um dos parceiros media do mais importante torneio de golfe português. 

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

“Venho cá para ganhar, como sempre, mas no golfe nunca se sabe. Agora estou a jogar melhor e por isso é só jogar bem e rezar um bocadinho”, disse Filipe Lima em entrevista à SportTV, um dos parceiros media do mais importante torneio de golfe português. 

Lima vem da sua melhor classificação da época (16º lugar) e do seu melhor resultado do ano (10 abaixo do Par), no KLM Open, que terminou no Domingo, na Holanda. 

“Venho com uma sensação muito positiva depois da semana passada. Estou a sentir-me bem nos greens, estou a “patar bem” e acho que esta semana isso será importante, porque o campo está com menos rough este ano”, considerou o campeão nacional, que formulou o desejo de que «seja um português a ganhar." 

Melo Gouveia treinou o putt 

Ricardo Melo Gouveia, que no ano passado foi 22º em Vilamoura com 15 pancadas abaixo do Par, um recorde nacional no torneio, concorda com o seu companheiro da seleção olímpica portuguesa de que o jogo no green será fundamental. 

“’Patar’ bem será extremamente importante esta semana, visto que os roughs não estão muito altos e a diferença será feita nos greens. É uma questão de meter mais putts e isso irá fazer a diferença no meu jogo. Tenho treinado muito isso nos últimos dias, os treinos têm-me corrido bastante bem esta semana e sinto-me bastante mais confiante do que na semana passada”, declarou o português melhor classificado no ranking mundial. 

13 Portugueses em prova 

11º Portugal Masters inicia-se amanhã (quinta-feira) às 7h40 e apresenta um número recorde de 13 portugueses inscritos, bem como quatro campeões de torneios do Grand Slam, dois vencedores de World Golf Championships e ainda oito jogadores que já venceram esta competição e procuram tornar-se no primeiro a erguer o troféu por duas vezes. 

Os 13 portugueses são os amadores Vítor Lopes e Tomás Melo Gouveia, os profissionais Ricardo Melo Gouveia, Filipe Lima, Pedro Figueiredo, Tomás Silva, Tiago Cruz, João Carlota, Tomás Bessa, Tiago Rodrigues, Hugo Santos, João Ramos e Miguel Gaspar. 

4 Campeões de Majors 

Os campeões de torneios do Grand Slam são o inglês Danny Willett, o irlandês Padraig Harrington, o espanhol José Maria Olazábal e o escocês Paul Lawrie, sendo que Harrington venceu no ano passado e Lawrie esteve bem metido na luta pelo título. 

8 Ex-campeões do torneio 

Para além de Harrrington, os outros ex-campeões do Portugal Masters são o inglês Andy Sullivan (2015), o francês Alexander Lévy (2014), o irlandês Shane Lowry (2012), o inglês Tom Lewis (2011), o australiano Richard Green (2010), o espanhol Álvaro Quirós (2008) e o inglês Steve Webster (2007). 

2 Titulares de World Golf Championships

 Já os titulares de eventos da categoria de World Golf Championships são Shane Lowry e o escocês Russell Knox. 

Em busca de um bicampeão 

Entre 144 participantes, há muitos outros favoritos e é mais provável que haja um novo campeão do que um bicampeão, mas Harrington acredita que pode revalidar o título: 

!É sempre simpático regressar a Portugal. O tempo é lindo, gosto de jogar aqui e ser o campeão em título é um valor acrescentado, porque não é uma situação que nos aconteça tantas vezes quanto desejaríamos", disse o vencedor de 15 títulos do European Tour, de três Majors e da Ryder Cup. 

"Sinto um pouco mais de pressão e um pouco mais de stress esta semana, mas considero-me um dos favoritos. Na minha cabeça acredito que posso fazê-lo", acrescentou o jogador de 45 anos, que parece ter finalmente debelado uma lesão no cotovelo direito que o prejudicou em grande parte da época.

Kiradech Aphibarnrat ganha Pro-Am 

Entretanto, no Pro-Am de ontem, o vencedor foi o tailandês Kiradech Aphibarnrat, que jogou com os amadores Brian Smith, Andrew Stanley e Keith Mitchell. 

Esta equipa do The Golf Channel – que faz a transmissão televisiva do Portugal Masters para a América do Norte – totalizou 32 pancadas abaixo do Par. 

Kiradech Aphibarnrat já fez três top-10 na presente temporada, o último dos quais na semana passada na Holanda, e é um dos nomes a ter em conta esta semana. 

Só dois portugueses foram convidados para o Pro-Am e, entre 45 equipas, 13 Ricardo Melo Gouveia foi 13º (-27) com os amadores Carlos Silva, Daniel Grimm e Michael Catling, enquanto Filipe Lima foi 18º (-25) emparceirando com Ingo Grunpeter, Thomas Wasserburger e Manuel Morales. 

Formação VIP com estrelas Ryder Cup 

As primeiras saídas de hoje foram às 7h40, de dois buracos em simultâneo, e vale a pena destacar a formação VIP das duas primeiras jornadas, constituída por Padraig Harrington, Andy Sullivan e Thomas Pieters, tudo estrelas da seleção europeia da Ryder Cup, tendo Sullivan e Harrington discutido entre si o título do ano passado até aos últimos instantes. 

 

 

 

Veja mais em www.golftattoo.com