Os animais também são vítimas do sismo do México — e há quem use o Twitter para os procurar

Com milhares de seguidores, a conta no Twitter @MascotasSismo está a tentar ajudar os animais de estimação perdidos. E a solidariedade não fica por aí

Foto
Claudia Daut/Reuters

Com o sismo que esta terça-feira, 19 de Setembro, fez tremer o México, provocando mais de 200 mortos, um número que ainda é provisório, desapareceram também centenas de animais de estimação. E a procura chegou, claro, às redes sociais.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Com o sismo que esta terça-feira, 19 de Setembro, fez tremer o México, provocando mais de 200 mortos, um número que ainda é provisório, desapareceram também centenas de animais de estimação. E a procura chegou, claro, às redes sociais.

@MascotasSismo, uma conta no Twitter criada horas depois do abalo, está a tentar ajudar a encontrá-los. Para isso, foram disponibilizados dois álbuns de fotografias: um para os animais que estão perdidos, outro para os bichos que foram encontrados após o abalo.

Qualquer pessoa pode aderir e fazer um upload de uma fotografia em cada um dos casos e, da mesma forma, qualquer um pode consultar as imagens dos álbuns. Para além disso, como sublinha o La Sexta, o administrador também faz retweets dos apelos de quem está à procura dos seus animais.

Momento exacto en el que un perro es rescatado en el edifico Álvaro Obregón 286 #CDMX

Posted by Guerrilla Comunicacional México on Tuesday, 19 September 2017

Com quase quatro mil seguidores, a conta, como se lê na descrição, não pertence a um abrigo, nem recebe donativos. Também o perfil Moments em Español está a reunir tweets com apelos. E mais provas de solidariedade aos amigos de quatro patas têm chegado: muitos veterinários estão a oferecer os seus serviços gratuitamente para ajudar animais que tenham sido feridos durante o sismo. No Facebook está também a circular o vídeo de um resgate de um cão que já acumulou milhares de partilhas. No mínimo, emocionante (vê abaixo).

Acompanha no PÚBLICO informação actualizada ao minuto sobre o terramoto no México