Para Susana, todas as t-shirts eram “comme ci, comme ça” — fez novas

Susana Santos estampa o "je ne sais quoi" parisiense nas t-shirts unissexo da Le Mot, a marca que criou depois de viver seis anos na capital francesa (e de perceber que tudo soa mais sexy nessa língua)

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Susana Santos saiu de Lisboa em Janeiro de 2010 para fazer um mestrado em Marketing e Comunicação em Moda na ESMOD, em Paris. A partir daí, a sua vida transformou-se numa sequela d’O Diabo Veste Prada. Primeiro, houve o estágio num dos escritórios da Vogue norte-americana. Depois veio um trabalho de curta duração no departamento comercial da marca de alta-costura Jean-Paul Gaultier e, por fim, mais quatro anos de trabalho na casa Nina Ricci. 

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Susana Santos saiu de Lisboa em Janeiro de 2010 para fazer um mestrado em Marketing e Comunicação em Moda na ESMOD, em Paris. A partir daí, a sua vida transformou-se numa sequela d’O Diabo Veste Prada. Primeiro, houve o estágio num dos escritórios da Vogue norte-americana. Depois veio um trabalho de curta duração no departamento comercial da marca de alta-costura Jean-Paul Gaultier e, por fim, mais quatro anos de trabalho na casa Nina Ricci. 

Acabou por viver seis anos na capital francesa antes das saudades a fazerem regressar a Lisboa, em Dezembro de 2015. Quando voltou, arranjou emprego numa agência de comunicação, mas passado algum tempo a trabalhar longe da moda, apercebeu-se que não lhe bastava — afinal, fazia-lhe “falta o je ne sais quoi parisiense”. E, por outro lado, já várias vezes se tinha deparado com uma (gravíssima) necessidade: t-shirts básicas de boa qualidade com “frases divertidas que combinassem com tudo”, confessa ao P3.

Foi por isso que em Março criou a Le Mot, uma marca de t-shirts unissexo, inspirada no estilo urbano contemporâneo. Em cada t-shirt pode ler-se uma das expressões favoritas da “lista gigante” que Susana tem. Em francês, claro, "porque tudo soa mais sexy”. E porque em inglês já há em em todas as lojas.

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Le Mot

Sonhadas em Paris, mas produzidas em Portugal (uma condição desde o primeiro momento), as t-shirts são feitas de malha de algodão. Neste momento, há quatro frases disponíveis: oh là là, comme ci, comme ça, je ne sais quoi e joie de vivre. Crème de la crème e c'est la vie, expressões conhecidas até por "quem não fala francês", foram as escolhidas para a primeira colecção. As próximas ainda estão no segredo dos deuses (todas as semanas, diz, recebe pelo menos um pedido diferente), mas a designer está inclinada para desolée, uma escolha pessoal, ou a sarcástica je m'en fous.

E no Inverno, quando já não se pode usar manga curta? Susana está a considerar produzir uma sweatshirt para os meses mais frios, embora não esconda o desejo de ir aumentado a colecção, peça a peça. O sonho, ainda sem prazo, seria criar a sua própria linha de roupa, mas isso, ressalva, “é muito ambicioso para quem tem outro trabalho”.

As t-shirts podem ser compradas no site por 38,50 euros ou na loja Fio D’Água, em Lisboa. Ideais para quem quer "as palavras onde elas pertencem, perto do coração”. E para quem acredita que, afinal, terá sempre Paris.