Busto de Ronaldo: O menino de ouro não se dá bem com o bronze

O veredicto em relação ao busto de Cristiano Ronaldo é unânime. E é negativo.

Fotogaleria

Se o rebranding do Aeroporto da Madeira não reuniu consensos, o busto de Cristiano Ronaldo que desde esta manhã recebe quem aterra no arquipélago teve o condão de unir perspectivas. Mas pelas piores razoes.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Se o rebranding do Aeroporto da Madeira não reuniu consensos, o busto de Cristiano Ronaldo que desde esta manhã recebe quem aterra no arquipélago teve o condão de unir perspectivas. Mas pelas piores razoes.

A figura em bronze que pretende homenagear o avançado de Portugal e do Real Madrid transformou-se, desde que as imagens das agências internacionais começaram a ser divulgadas, em meme nas redes sociais.

São muitas as comparações com outras pessoas ou personagens, e na Madeira recorda-se, à boleia do busto, as reacções que a estátua do futebolista suscitou quando foi inaugurada em Dezembro de 2014. Na altura, mais do que as semelhanças com Ronaldo, o que foi posto em causa foi o… volume dos genitais do atleta.

Esta manhã, em declarações à RTP-Madeira, ainda antes das imagens do busto se terem tornado virais, o escultor Emanuel Santos falou sobre o processo por detrás da obra.

“Por minha iniciativa decidi iniciar o projecto, apresentando depois a ideia à direcção do aeroporto”, contou o artista plástico madeirense, acrescentando que a escultura demorou cerca de 15 dias até ficar concluída.

A meio do trabalho, explicou Emanuel Santos, mostrou o andamento à direcção daquela infraestrutura aeroportuário, que considerou que se enquadrava no que pretendia, e “mandou avançar”.

É a segunda intervenção no espaço público de Emanuel Santos, que inaugurou no final do ano passado uma escultura de homenagem aos pescadores do Caniçal, uma vila piscatória no extremo Leste da Madeira.

Quanto ao busto de Ronaldo, e depois da polémica sobre a estátua, a piada que corre na Madeira é que, habituado que está ao ouro, o futebolista não se dá bem com o bronze.