Viana destaca aumento de 155% de passageiros entre Porto e Vigo

Autarquia considera que números demonstram importância do investimento na modernização da linha-férrea.

Foto
Serviço Celta foi criado em 2013 e tem gerado um aumento da procura na ligação à Galiza Nelson Garrido

O presidente da Câmara de Viana do Castelo congratulou-se esta terça-feira com o aumento de 155% do número de passageiros a viajar no comboio "Celta", nos últimos três anos, que atribuiu à "melhoria" do serviço daquela ligação internacional. Em comunicado, José Maria Costa manifestou "satisfação" com os dados recentemente divulgados pela espanhola Renfe que revelam que "em 2012 o número de passageiros rondava os 28.300, no ano seguinte, era superior a 30 mil, em 2014, fixou-se nos 56.700 passageiros e, em 2015, aumentou 27%, com 72.300 pessoas a viajar" naquele comboio que liga o Porto à cidade galega de Vigo.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

O presidente da Câmara de Viana do Castelo congratulou-se esta terça-feira com o aumento de 155% do número de passageiros a viajar no comboio "Celta", nos últimos três anos, que atribuiu à "melhoria" do serviço daquela ligação internacional. Em comunicado, José Maria Costa manifestou "satisfação" com os dados recentemente divulgados pela espanhola Renfe que revelam que "em 2012 o número de passageiros rondava os 28.300, no ano seguinte, era superior a 30 mil, em 2014, fixou-se nos 56.700 passageiros e, em 2015, aumentou 27%, com 72.300 pessoas a viajar" naquele comboio que liga o Porto à cidade galega de Vigo.

"Em valores absolutos, e em comparação a 2012, há um aumento de 155 por cento no número de passageiros do "Celta", explicou, garantindo que os números "justificam as antigas reivindicações de autarcas, empresários e utentes dos dois lados da fronteira". "Estes dados vem provar que a ligação era necessária para que a euro-região cumpra a sua missão de aproximação das duas regiões e está satisfeito com os dados que trarão melhorias em termos de economia e turismo, por exemplo".

O autarca sublinhou que aquele aumento "é justificado pela diminuição do tempo de viagem, pela diminuição de paragens mas também pela conciliação das bilheteiras dos dois lados da fronteira", e a que "se irá juntar, em breve, a electrificação da Linha do Minho entre Nine (distrito de Braga) e Viana do Castelo". 

Aquela ligação, "com partidas diárias de Porto e Vigo, com paragens em Nine, Viana do Castelo e Valença, substituiu a ligação internacional que existia e que esteve para encerrar em 2011". "Na altura, e graças à luta da Câmara Municipal de Viana do Castelo e que granjeou os apoios dos empresários da euro-região, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e da Junta do Galiza, o processo foi revertido, tendo sido a modernização da Linha do Minho considerada fundamental para servir cerca de dois milhões de habitantes dos dois lados da fronteira com o início da ligação do comboio "Celta" em 2013", frisou o município.

Com bilhete único, que mantém o preço de 14,75 euros, o comboio "Celta" passou a percorrer os 175 quilómetros (Porto/Vigo) em duas horas e 15 minutos, com as mesmas composições e maquinistas, em duas ligações diárias em cada sentido. Esse tempo de viagem deverá ser reduzido depois de eletrificada e modernizada a Linha do Minho e parte do troço na Galiza, conforme acordado pelos governos de Portugal e de Espanha.

A Linha do Minho integra o corredor Eixo Atlântico e a concretização do projecto de modernização é relevante para a ligação da rede ferroviária nacional a Espanha, nomeadamente na ligação a Vigo, que poderá permitir o aumento da capacidade exportadora de mercadorias do país.