Luciana Diniz na ronda final dos saltos de obstáculos

Cavaleira portuguesa estará entre os 27 melhores, mas lutar por uma medalha parece complicado.

Foto
Luciana Diniz fez uma prova quase perfeita, mas derrubou o último obstáculo REUTERS/Pilar Olivares

A cavaleira luso-brasileira Luciana Diniz qualificou-se para a ronda final dos saltos de obstáculos nos Jogos Olímpicos, garantindo já um lugar entre os 27 melhores.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A cavaleira luso-brasileira Luciana Diniz qualificou-se para a ronda final dos saltos de obstáculos nos Jogos Olímpicos, garantindo já um lugar entre os 27 melhores.

Montando a égua “Fit For Fun”, a cavaleira estava a fazer um percurso sem erros na ronda A da final (em que participam 35 competidores), mas derrubou o último obstáculo, sofrendo uma penalização de quatro pontos.

Nesta ronda A da final, 13 cavaleiros fizeram percursos limpos e sem qualquer penalização por tempo (zero pontos) e dois sofreram um ponto de penalização, por excesso de tempo. Já Luciana Diniz faz parte do lote de 16 cavaleiros que se apuraram para a ronda B da final com quatro pontos, sendo mais difícil o sonho de a cavaleira luso-brasileira chegar ao pódio.

"A prova correu muito bem, apesar de no último salto termos feito uma falta. Ainda têm muito chão pela frente, vamos ver o que os outros competidores fazem", disse a cavaleira, assim que terminou a sua prova.

A classificação final é apurada tendo em conta a soma dos resultados das rondas A e B da final, vencendo quem tiver menos pontos.

A ronda B da final realiza-se a partir das 17h30 (hora de Lisboa).