A Internet rendeu-se aos bombeiros de Valbom e foi tudo por causa de um cão

Foto publicada nas redes sociais por um bombeiro da corporação não tardou muito a tornar-se viral.

Foto
O cão foi salvo pelos bombeiros que combatiam o fogo em Gondomar Filipe Ribeiro

Numa altura em que Portugal está a ser assolado por incêndios, a preocupação pelas pessoas que ficaram desalojadas e pelos bombeiros é notória, mas também há quem não esqueça os animais.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Numa altura em que Portugal está a ser assolado por incêndios, a preocupação pelas pessoas que ficaram desalojadas e pelos bombeiros é notória, mas também há quem não esqueça os animais.

Os bombeiros, para além do esforço que têm feito para fazer frente aos inúmeros incêndios activos em Portugal, e apesar das noites sem dormir e da alimentação insuficiente, ainda têm tempo para ajudar os animais. Exemplo disso é a fotografia partilhada por Filipe Ribeiro, elemento da equipa dos Bombeiros Voluntários de Valbom, que se está a tornar viral no Facebook, com dezenas de pessoas a agradecer e a elevar o estatuto dos bombeiros a heróis.

Segundo contou Filipe Ribeiro ao PÚBLICO, a equipa estava a combater uma das frentes do incêndio dos últimos dias em Gondomar quando viram “o cão desorientado imobilizado na área florestal, possivelmente intoxicado pelo fumo”. Nessa altura, a sua equipa dos bombeiros de Valbom “foi retirar o cão da área de perigo, mantendo outras equipas em combate” e “nunca descurando o incêndio”. Deram água ao animal e levaram o cão até ao posto de comando, onde esteve a receber oxigénio, até a dona aparecer para o levar para casa aparentemente recuperado.

A fotografia retrata o momento em que a equipa dos Bombeiros Voluntários de Valbom ajuda o cão, dando-lhe água enquanto avaliam em que condição se encontrava o animal.