Simone Biles acima de todas as outras na ginástica

Americana ainda apanhou um pequeno susto, mas confirmou favoritismo no concurso geral individual.

Fotogaleria

É a segunda medalha de ouro olímpica de Simone Biles, a grande estrela da actualidade na ginástica. A norte-americana venceu o concurso geral individual, confirmando o favoritismo que lhe era atribuído e encerrando a prova com uma exibição notável no solo.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

É a segunda medalha de ouro olímpica de Simone Biles, a grande estrela da actualidade na ginástica. A norte-americana venceu o concurso geral individual, confirmando o favoritismo que lhe era atribuído e encerrando a prova com uma exibição notável no solo.

Biles conquistou o ouro, com 62.198 pontos, à frente da compatriota Alexandra Raisman (60.098) e da russa Aliya Mustafina (58.665), tornando-se a primeira mulher em 20 anos a vencer sucessivamente os títulos mundial e olímpico no All-Around. O triunfo da texana confirma também o domínio dos Estados Unidos no concurso geral, já que Biles sucede a três compatriotas (Carly Patterson, Nastia Liukin e Gabby Douglas) como campeã olímpica, a melhor série de um país nesta especialidade.

“Estou muito contente e aliviada, finalmente consegui. Nunca sabemos o sentimento até nos acontecer. Fui mantendo o pensamento nas rotinas de treino que fui fazendo", disse a atleta, citada pela agência Reuters.

Depois de ter ajudado os Estados Unidos a vencer a prova por equipas, Biles ganhou o All-around com uma vantagem clara, mas não sem antes apanhar um ligeiro susto.

Biles iniciou a prova com menos segurança do que na qualificação e no fim dos dois primeiros aparelhos (saltos e paralelas assimétricas) seguia atrás da russa Aliya Mustafina.

Só que a trave fez toda a diferença, com a russa a cometer algumas falhas e Simone Biles a justificar as razões de ser considerada a melhor ginasta da actualidade e de já ser comparada a Nadia Comaneci.

No solo, Biles confirmou o ouro, conseguindo a sua melhor nota e mantendo-se na rota para o objectivo de conseguir cinco medalhas de ouro na ginástica artística na mesma edição dos Jogos Olímpicos, algo inédito.

Questionada sobre como se relacionará com fama depois dos Jogos Olímpicos, a atleta afirmou: “Não sou uma celebridade. Sou só a Simone Biles, mas é maravilhoso ser reconhecida por todo o meu sucesso bem como o da equipa dos EUA. Não sou a próxima Usain Bolt ou Michael Phelps, sou a primeira Simone Biles. Vou continuar a ser a mesma Simone. Agora, só tenho duas medalhas de ouro. Esta noite senti que tinha cumprido a minha missão".

A ginasta texana, de 19 anos, estará na final dos saltos no domingo, da trave na segunda-feira e do solo na terça.

A história de vida de Simone Biles