Roménia e Albânia ainda acreditam no apuramento

Na despedida da fase de grupos, romenos e albaneses querem os três pontos, mas sabem que dependem do fecho do outro jogo.

Foto
A Roménia ainda acredita no apuramento para os "oitavos" PHILIPPE DESMAZES/AFP

Roménia e Albânia enfrentam-se hoje, em Lyon, no jogo que pode marcar a despedida de ambas da fase de grupos, mas também pode qualificá-las para os oitavos-de-final, embora tudo dependa do desenlace entre França e Suíça.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Roménia e Albânia enfrentam-se hoje, em Lyon, no jogo que pode marcar a despedida de ambas da fase de grupos, mas também pode qualificá-las para os oitavos-de-final, embora tudo dependa do desenlace entre França e Suíça.

The partial view '~/Views/Layouts/Amp2020/IMAGEM_368_245.cshtml' was not found. The following locations were searched: ~/Views/Layouts/Amp2020/IMAGEM_368_245.cshtml
IMAGEM_368_245

A equipa de Anghel Iordanescu pode qualificar-se directamente se vencer o encontro, desde que a Suíça perca. Se os romenos não triunfarem, avançam desde que empatem e terminem com um dos quatro melhores terceiros classificados.

Iordanescu deverá manter o 4x1x3x2 utilizado na última partida, mas poderá fazer alterações na defesa e no meio-campo, pois Rat e Pintilii saíram lesionados.

Stancu — avançado responsável pelos dois golos apontados na fase de grupos — antecipou dificuldades frente à actual última classificada do grupo A. “Sabemos do seu compromisso, o impacto físico que colocam nos seus jogos, temos de ser mais espertos e mais trapaceiros do que eles”, referiu.

Depois de duas derrotas, para a Albânia as contas não são fáceis. Mesmo com uma vitória diante da Roménia, a formação orientada por Gianni Biasi tem de esperar que a Suíça perca diante dos “blues” para terminar em terceiro lugar.

“Se marcarmos, coisa que não conseguimos nos jogos anteriores, somaremos três pontos e provavelmente estaremos qualificados”, afirmou o treinador.

Com o regresso de Cana, a Albânia poderá retomar o 4x3x3 com que alinhou frente aos franceses. Xhaka e Roshi devem reintegrar o “onze”.

“A equipa já demonstrou que consegue jogar bem, mas temos de concretizar as oportunidades. Não podemos apenas resistir defensivamente”, assmiu Biasi. Texto editado por Jorge Miguel Matias