As contas de Portugal

Portugal vai defrontar na quarta-feira a Hungria (17h) sabendo que uma vitória equivale ao apuramento para os oitavos-de-final, podendo até ser em primeiro lugar. Uma derrota, pelo contrário, significa a eliminação, enquanto o empate implica complicadas contas. Eis os cenários.

Foto
Será que Portugal vai agarrar a qualificação? REUTERS/Darren Staples

O ponto de partida é este: a Hungria soma quatro pontos, a Islândia e Portugal dois, a Áustria um. Apuram-se para os oitacos-de-final os dois primeiros classificados de cada um dos seis grupos e ainda os quatro melhores terceiros classificados.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

O ponto de partida é este: a Hungria soma quatro pontos, a Islândia e Portugal dois, a Áustria um. Apuram-se para os oitacos-de-final os dois primeiros classificados de cada um dos seis grupos e ainda os quatro melhores terceiros classificados.

Vitória = Qualificação

Ganhar à Hungria significa que Portugal passa a somar cinco pontos contra quatro dos húngaros, actuais líderes do grupo. Em caso de triunfo, Portugal segue para os oitavos-de-final. Será primeiro ou segundo dependendo do resultado do Islândia-Áustria. Se os austríacos ganharem ou houver empate, Portugal será primeiro; se a vitória cair para o lado islandês, há que olhar para a diferença entre golos marcados e sofridos para perceber se a vantagem é portuguesa ou islandesa, já que no primeiro critério de desempate (o confronto directo) as duas equipas estão empatadas. A seguir ao “goal difference”, o critério de desempate é o maior número de golos marcados, seguindo-se o registo fair play das equipas neste torneio e, por último, a posição no ranking da UEFA.

Empate = Calculadora

Se empatar com a Hungria, Portugal ficará com três pontos e os húngaros com cinco. Do outro jogo, a Islândia pode sair com cinco pontos (se vencer), deixando a Áustria com um. Neste cenário, a selecção portuguesa é terceira sendo necessário ver se três pontos chegam para ser um dos quatro melhores terceiros classificados. Caso haja empate no Portugal-Hungria e empate no Islândia-Áustria, os húngaros ganham o grupo (cinco pontos); ficando Portugal e Islândia com três pontos e Áustria com dois. Neste caso, o desempate entre Portugal e Islândia far-se-ia pelos golos marcados, sendo que neste momento a vantagem está do lado islandês (dois golos contra um de Portugal). Se houver empate no Hungria-Portugal e vitória da Áustria sobre a Islândia, os húngaros vencem o grupo (cinco pontos), a Áustria é segunda (quatro) e Portugal ficará em terceiro (com três pontos), sendo necessário ver se chegam para ser um dos quatro melhores terceiros classificados – no final da segunda jornada, há três terceiros classificados com apenas um ponto.

Derrota = Eliminação

Se Portugal perder com a Hungria, o rival de quarta-feira somará sete pontos contra dois da equipa lusa, que nunca conseguirá ficar no primeiro ou segundo lugar, seja qual for o resultado do Islândia-Áustria. Se os islandeses vencerem, Portugal será terceiro com dois pontos, o que não será suficiente para ser um dos quatro melhores terceiro classificados – é que mesmo que Roménia (que tem um ponto) empate com a Albânia e a República Checa (que também tem um ponto) empate com a Turquia ficariam sempre com mais golos marcados do que Portugal.

Em caso de derrota da selecção portuguesa e de empate no Islândia-Áustria, a Hungria somaria sete pontos, a Islândia três e Portugal dois, repetindo-se o cenário de eliminação. E se a Áustria vencer, somaria quatro pontos, atrás dos sete da Hungria. Portugal e Islândia somariam dois, ficando em terceiro quem tivesse melhor diferença de golos. Mas mais uma vez, dois pontos seriam insuficientes para ser um dos melhores terceiros classificados.