Aviso laranja devido a chuva para dez distritos de Portugal continental

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou neste sábado sob aviso laranja dez distritos de Portugal continental devido à previsão de chuva forte.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou neste sábado sob aviso laranja dez distritos de Portugal continental devido à previsão de chuva forte.

Segundo o IPMA, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso laranja entre as 22h de sábado e as 4h de domingo devido a períodos de chuva forte ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada.

Os restantes distritos sob aviso laranja são Coimbra, Évora, Faro, Setúbal, Santarém, Lisboa, Leiria e Beja.

Naqueles distritos o aviso laranja vai estar em vigor entre as 19h de sábado e as 1h de domingo.

O aviso laranja é emitido devido a uma situação meteorológica de risco moderado e elevado e é aconselhado às pessoas para se manterem ao corrente da evolução das condições meteorológicas e seguir as orientações da Autoridade Nacional da Proteção Civil.

Todos os distritos de Portugal continental vão estar, segundo o IPMA, com aviso amarelo para o vento, que nas terras altas poderá atingir os 100 quilómetros/hora.

O aviso amarelo é o segundo menos grave de uma escala de quatro e refere-se a uma "situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica".

A Autoridade Nacional de Proteção Civil alertou para a possibilidade de inundações em meios urbanos historicamente vulneráveis devido à chuva, que deverá cair durante o fim-de-semana.