eSolidar: “startup” portuguesa vai ajudar o Reino Unido

A eSolidar, uma plataforma portuguesa de angariação de fundos para instituições de solidariedade, chegou ao Reino Unido e espera ajudar 500 organizações

Foto
Pixabay

A "startup" portuguesa eSolidar chegou ao Reino Unido onde espera ter um retorno superior a um milhão de euros, até Setembro de 2016, para instituições de solidariedade deste país, avançou à agência Lusa a tecnológica nacional.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A "startup" portuguesa eSolidar chegou ao Reino Unido onde espera ter um retorno superior a um milhão de euros, até Setembro de 2016, para instituições de solidariedade deste país, avançou à agência Lusa a tecnológica nacional.

A eSolidar, uma plataforma na internet de angariação de fundos para instituições de solidariedade, que disponibiliza leilões solidários entre outras ferramentas, acabou de entrar no Reino Unido, o seu primeiro destino internacional, onde "espera atingir os 100 mil utilizadores registados até Setembro de 2016 e 500 instituições de solidariedade inscritas", explicou o presidente-executivo da "startup", Marco Barbosa. "Esperamos, além disso, gerar um impacto superior a um milhão de euros para instituições de solidariedade daquele país até Setembro de 2016", salientou ainda o responsável.

A entrada no Reino Unido tem a ver com a intenção de "ganhar escala e renome internacional", pelo que a eSolidar conta, nesta operação, com o apoio de três parceiros locais, UK Trade & Investment, London & Partners e Impact Hub, a maior rede de incubadoras de impacto social do mundo e onde a "startup" tem a sua sede, refere em comunicado.

Ainda, segundo Marco Barbosa, "o Reino Unido é um mercado onde estão as maiores "charities" [instituições de solidariedade] da Europa e quase todas elas concentradas numa única cidade, Londres". "A eSolidar, além da angariação de fundos, vai permitir às instituições de solidariedade locais diversificar o acesso a recursos, bem como contribuir para o aumento da sua notoriedade junto das comunidades", frisou o gestor, lembrando também que "a "startup" quer continuar a desenvolver acordos com parceiros-chave, com o objectivo de levantar uma nova ronda de investimento".

Reino Unido, o 7.º país mais solidário

Para atingir os seus objectivos no mercado britânico, a eSolidar está já a abordar instituições, celebridades e festivais. A empresa aponta ainda a dimensão do mercado e a capacidade de investimento como as principais diferenças entre Portugal e Reino Unido ao nível da estratégia de expansão do negócio.

Segundo o The World Giving Index, um relatório publicado anualmente pela Charities Aid Foundation, o Reino Unido é o 7.º país mais solidário do mundo. Além disso, o comércio electrónico é 50 vezes mais activo do que em Portugal, sendo doados perto de 100 mil milhões anualmente para instituições de solidariedade, num negócio que envolve muitos filantropos e investidores de impacto social.

A eSolidar lançou-se em Portugal em Maio de 2014 e conta agora com 2.000 vendas e cerca de 80 mil euros angariados para instituições de solidariedade social portuguesas. Actualmente são beneficiárias da plataforma portuguesa 450 instituições de solidariedade nacionais, num universo de 35 mil utilizadores registados.