Amazon deixa de vender a Apple TV e o Google Chromecast

Empresa quer reforçar posição das suas opções Fire TV e Fire TV Stick. Alega incompatibilidades com o Prime Video.

Foto
Amazon lança colecção de biografias em 2013 Gonçalo Santos

A decisão foi dada a conhecer pela Amazon num email enviado ao vendedores que utilizam o seu site, e citado pelo site Bloomberg Businessweek, onde anuncia a interrupção da venda dos serviços de streaming de vídeo da Apple e do Google por estes não “interagirem bem” com o Prime Video, que pode ser visto através de uma aplicação móvel nos smartphones e tablets da Apple e do Google.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A decisão foi dada a conhecer pela Amazon num email enviado ao vendedores que utilizam o seu site, e citado pelo site Bloomberg Businessweek, onde anuncia a interrupção da venda dos serviços de streaming de vídeo da Apple e do Google por estes não “interagirem bem” com o Prime Video, que pode ser visto através de uma aplicação móvel nos smartphones e tablets da Apple e do Google.

“Nos últimos três anos, o Prime Video tornou-se uma parte importante do Prime. É importante que os leitores de streaming de vídeo que vendemos interajam bem com o Prime Video no sentido de evitar confusões para o consumidor”, escreveu a Amazon numa nota enviada à Variety.

O Prime é um serviço que pode ser subscrito anualmente por 99 dólares que permite aos seus membros acesso a dois dias gratuitos de envio de encomendas, streaming de vídeo e de música, armazenamento de fotos, ebooks e outros serviços. Actualmente, cerca de 47% dos clientes da Amazon são membros do pacote Prime.

Os produtos da Apple e do Google vão desaparecer da página do gigante do comércio online a partir do próximo dia 29, semanas depois do novo Chromecast estar já disponível para encomenda e quase em simultâneo com o envio da nova Apple TV para os consumidores.

A Amazon afasta por completo os rivais para dar um empurrão à Fire TV e ao Fire TV Stick, as suas propostas, mas mantém, no entanto, opções como a Xbox, da Microsoft, ou a PlayStation da Sony. A medida surge em vésperas da época natalícia, com a Amazon a abdicar de produtos de grande venda, como são os da Apple e do Google, para dar um empurrão ao seu próprio serviço de streaming de vídeo.