Fraude nas emissões afecta 2,1 milhões de carros da Audi e 1,2 milhões da Skoda

O sistema que engana os testes está instalado em 11 milhões de automóveis a gasóleo, segundo o fabricante alemão.

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A maioria dos Audi afectados foi vendida na Europa ocidental Thomas Peter/reuters

No caso da Audi, os motores fraudulentos são usados num leque vasto de modelos, que inclui os Audi A1, A3, A4, A5, A6, TT, Q3 e Q5, de acordo com um porta-voz da empresa, ouvido pela agência Reuters. Cerca de 1,4 milhões destes carros foram vendidos na Europa ocidental. Na Alemanha, onde o grupo tem sede, a marca identificou 577 mil automóveis. Nos EUA, onde o escândalo começou, há 13 mil veículos equipados com o software, que leva os caros a emitirem menos gases quando estão a ser examinados. A Skoda não deu pormenores sobre os carros diesel afectados. 

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No caso da Audi, os motores fraudulentos são usados num leque vasto de modelos, que inclui os Audi A1, A3, A4, A5, A6, TT, Q3 e Q5, de acordo com um porta-voz da empresa, ouvido pela agência Reuters. Cerca de 1,4 milhões destes carros foram vendidos na Europa ocidental. Na Alemanha, onde o grupo tem sede, a marca identificou 577 mil automóveis. Nos EUA, onde o escândalo começou, há 13 mil veículos equipados com o software, que leva os caros a emitirem menos gases quando estão a ser examinados. A Skoda não deu pormenores sobre os carros diesel afectados. 

Na sexta-feira, o fabricante alemão tinha já avançado que o sistema estava instalado em cinco milhões de carros da marca Volkswagen, incluindo modelos do Golf e Passat. Os restantes 2,7 milhões deverão assim ser modelos da espanhola Seat, uma outra subsidiária do grupo, que já na semana passada, em resposta a relatos da imprensa, admitiu ter usado os motores fraudulentos nos seus carros, embora não tenha especificado em quantos.

O fabricante alemão garantiu já que vai divulgar dados específicos para cada mercado onde opera. Para além da Volkswagen, Seat e Audi, Skoda e Porsche, o grupo é também dono das marcas de luxo Bentley, Bugatti e Lamborghini, cujas vendas são residuais por comparação.

Segundo a Reuters, o grupo suspendeu os responsáveis pela investigação e desenvolvimento da Volkswagen, Audi e Porsche, mas a notícia não foi confirmada pela multinacional. Na semana passada, a empresa anunciou reestruturações profundas. Para além da nomeação de um novo CEO – Matthias Müller, que até então encabeçava a Porsche –  outros executivos de topo mudaram de funções. A marca Volkswagen passará ainda a ter novas estruturas regionais e o México, Canadá e EUA serão agrupados.

As mudanças nas chefias do grupo consistiram, porém, essencialmente em trocas de lugares internas. A única saída anunciada foi a demissão do ex-presidente executivo Martin Winterkorn, que afirmou desconhecer a fraude, uma versão que foi corroborada pelo conselho de supervisão do grupo. As autoridades alemãs anunciaram nesta segunda-feira estarem a investigar Winterkorn por fraude.

Há pouco mais de uma semana, as autoridades americanas identificaram 482 mil veículos com o problema, entre os quais algumas gerações do Audi A3. O escândalo alastrou-se rapidamente à Europa e mergulhou o Grupo Volkswagen na maior crise da sua história.

As acções da empresa, que enfrenta a possibilidade de multas avultadas, despesas com chamadas de carros às oficinais e danos reputacionais difíceis de quantificar, continuaram nesta segunda-feira a tendência de queda registada na semana passada. Fecharam a sessão a desvalorizar 7%, para 99,3 euros, o valor mais baixo em quase cinco anos.