Visitas virtuais ao Castelo de Almourol no Google Street View

Fotografias panorâmicas do Castelo de Almourol vão estar disponíveis online

Fotogaleria

A visita virtual vai começar “no Cais d’El Rei, em Tancos, rio acima, de barco até à ilha de Almourol, onde se ergue, majestoso, o castelo templário”, refere a autarquia em comunicado.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A visita virtual vai começar “no Cais d’El Rei, em Tancos, rio acima, de barco até à ilha de Almourol, onde se ergue, majestoso, o castelo templário”, refere a autarquia em comunicado.

O Castelo de Almourol é um dos ícones do património português. Repleto de misticismo e associado a lendas, o monumento evoca os primórdios do Reino de Portugal e a Ordem dos Templários. O município de Vila Nova da Barquinha está confiante que a divulgação de fotografias do castelo no Google poderá “dar um contributo para o aumento do fluxo turístico e consequente dinamização da economia local”.

No Google Street View estão já disponíveis outros monumentos do país, como o Palácio Nacional da Pena, em Sintra, o Mosteiro dos Jerónimos e o Castelo de São Jorge, em Lisboa, e o Castelo de Guimarães, na cidade “onde nasceu Portugal”.

O projecto consiste em autênticas viagens virtuais e vistas panorâmicas por importantes locais do mundo, maravilhas naturais, monumentos, museus, estádios, restaurantes e até empresas, com imagens de 360 graus no Google Maps. Lançado em 2007, expandiu-se pelo mundo: sete Continentes, mais de sessenta e cinco países e mais de 7 milhões de milhas percorridas.

As imagens capturadas são feitas de diversas formas. Normalmente são tiradas de carro, mas há também registos a pé, de barco, de bicicleta, em cima de um camelo ou com um aparelho debaixo de água.

Texto editado por Ana Fernandes