Fabio Aru assume liderança na etapa rainha

Italiano da Astana foi 2.º numa tirada ganha pelo colega Mikel Landa. Froome sofreu atraso irremediável.

Foto
Jaime Reina/AFP

Landa cumpriu os 138 quilómetros da considerada etapa rainha da prova em 4h34m54s, tendo superado Aru, que foi segundo na tirada, em 1m22s.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Landa cumpriu os 138 quilómetros da considerada etapa rainha da prova em 4h34m54s, tendo superado Aru, que foi segundo na tirada, em 1m22s.

Na geral, Fabio Aru assumiu a liderança da prova, com um total de 43h12m19s, destronando o holandês Tom Dumoulin (Giant-Alpecin), que desceu para terceiro, a 30 segundos do novo comandante, depois de ter sido igualmente ultrapassado pelo espanhol Joaquin Rodriguez (Team Katusha), que continua 2.º, mas agora a 27 segundos de Aru.

Chris Froome perdeu qualquer possibilidade de vencer a prova, ao terminar com muito atraso (8m41s). O britânico, que caiu logo nos primeiros quilómetros da etapa, o que poderá ter contribuído para a debilidade demonstrada mais tarde, descolou do grupo de favoritos ainda muito longe da meta.

O português Nelson Oliveira, um dos integrantes da fuga do dia e que chegou a liderar a corrida, foi 11.º, a 3m04s do vencedor.